Alunos de escola pública apresentam experiências químicas na SNCT
22/10/2010 – A vontade de envolver a sociedade com a química foi o ponto de partida para a construção do estande do Conselho Regional de Química – XIV Região, durante a 7ª Semana Nacional de C&T do Amazonas, realizada em Manaus.
Segundo a assessora técnica do conselho, Arquimilia Ferreira, os produtos desenvolvidos foram confeccionados pelos alunos do ensino médio, da Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima, localizada no bairro Armando Mendes – zona leste.
“Quem visitar o estande encontrará produtos como velas e sabonetes artesanais de diferentes formas, taças de champanhe, aquário, flores, entre outros, além de explicações sobre a composição química de cada produto demonstrado, além de aprender como confeccioná-lo”, explicou.
Por ser uma área que, na maioria dos casos, não agrada a muitos estudantes, Ferreira destacou a constante necessidade de formar mais químicos profissionais. “Temos uma necessidade de ter novos profissionais formados em química, segundo pesquisas, seriam necessários hoje cerca de 2 mil químicos para trabalhar com gás e petróleo em nossa região”, afirmou.
Ano de Química
Em 2011 será comemorado o ano Internacional da Química junto com o centenário do Prêmio Nobel, celebrado em Paris, capital da França. Ferreira disse que já tem planos para a data comemorativa. “Durante a abertura do evento em Paris, apresentaremos nossa revista, onde haverá relatos de pesquisas e projetos voltados para a sustentabilidade dos profissionais de química da nossa região”, relatou.
A SNCT acontece até este sábado no Clube do Trabalhador Sesi, com exposições, palestras oficinas e outras atividades para o público adulto e infantil. Em Manaus o evento é organizado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia(Sect), com recursos financeiros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Anamaria Leventi e Ulysses Varela – Sect/Agência FAPEAM