Alunos do Ensino Médio poderão ter aulas de Química em 3D

Objetivo é criar um programa que possa ser usado em diferentes sistemas operacionais, independente da plataforma, para facilitar a instalação e manuseio. Foto: Reprodução
Objetivo é criar um programa que possa ser usado em diferentes sistemas operacionais, independente da plataforma, para facilitar a instalação e manuseio. Foto: Reprodução

Foi pensando em deixar as aulas de Química interessantes e menos traumáticas para alguns estudantes, que o professor de Licenciatura em Informática Edson de Araújo Silva decidiu criar um software específico para ajudar nas atividades em sala de aula. Morador do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), o professor é graduado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Com o apoio do Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o professor pretende transformar em três dimensões (3D) as aulas de Química em escolas públicas estaduais. A ideia será desenvolvida no âmbito do mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos, da Ufam. O projeto foi aprovado pelo Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH-Interiorização).

Conforme Silva, o objetivo é criar um programa que possa ser usado em diferentes sistemas operacionais, independente da plataforma. “Pretendo utilizar a linguagem de programação Java por acreditar ser mais flexível para a programação 3D. Inicialmente, o projeto focará as lições sobre cadeias moleculares, podendo progredir para outros assuntos de acordo com os resultados da primeira etapa”, pontuou.

O pesquisador explicou que o projeto vai ser desenvolvido com uma única finalidade: ser usado em salas de aula de Ensino Médio da rede pública do Amazonas, visando a um melhor rendimento dos alunos.

SOBRE O RH- INTERIORIZAÇÃO 

O RH-Interiorização é um programa que visa conceder bolsas de mestrado e doutorado a profissionais graduados residentes no interior do Estado do Amazonas, interessados em realizar curso de pós-graduação, em programa credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível (Capes), em instituições sediadas em Manaus ou em outro Estado da Federação.

Fonte: Agência Fapeam, por Leandro Guedes