Alunos e professores amazonenses participam de intercâmbio em São Paulo
Uma visita técnica motivacional. Assim pode ser definida a ida de seis estudantes amazonenses do terceiro ano do Ensino Médio de dois Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti) ao Estado de São Paulo, realizada no período de 25 a 28 de novembro.
A oportunidade foi oferecida pelo Governo do Amazonas ao gruopo que se destacou por sua dedicação à área de ciências exatas. São eles, Endriu Nunes, Christian de Deus da Cruz, Rosa Fernandes, Isabela Apoema e Aline Araújo, todos com 17 anos, e Yan Imbiriba, com 18. Eles são protagonistas de uma ação inovadora chamada Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharia e em Tecnologia da Informação no Amazonas em Ceti’s (Pró-Engenharias e RH-Ti).
O programa é uma iniciativa do Governo que envolve a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e as secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc/AM).
Atualmente, o programa conta com 80 alunos, sendo metade direcionada para a área de Engenharias e a outra para a de Tecnologia da Informação.
A visita a São Paulo, considerado como um dos maiores centros de difusão e produção de ciência, tecnologia e inovação da América Latina, começou na segunda-feira (25), com a ida do grupo, formado por 17 pessoas, ao Aquário de São Paulo, o maior oceanário da América do Sul, contando com mais de 1 milhão de litros de água do mar.
No dia seguinte (26), pela manhã, o grupo, que incluiu coordenadores, professores e o assessor da Presidência da Fapeam, Edilson Soares, visitou o Catavento Espaço Cultural da Ciência, um lugar especialmente planejado para apresentar a jovens e adultos, de forma lúdica e interativa, aspectos interessantes de diversas áreas científicas e culturais, o que, de fato, contribuiu para o desenvolvimento sociocultural dos visitantes.
Pela parte da tarde, o grupo visitou o Museu da Língua Portuguesa, localizado no mesmo prédio da Estação da Luz. O museu é uma iniciativa do governo paulista para oferecer aos visitantes um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos da língua materna.
Na quarta-feira (27), já com a presença da diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, o grupo dirigiu-se ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), localizado no município de São José dos Campos, próximo à capital paulista, sendo recepcionado por Juliana Cané, responsável pelo Circuito de Visitas do Lit. Criado em 1961, o Inpe é um centro de referência mundial na produção de ciência, tecnologia e inovação nas áreas espacial e do ambiente terrestre.
Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o instituto atualmente desenvolve projetos em parceria com a iniciativa privada, ampliando, assim sua área de atuação. Finalizando a visita a São Paulo, o grupo participou do Encontro Nacional de Feiras e Mostras Científicas e Tecnológicas, realizado no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizada no campus da Universidade de São Paulo, outra referência mundial da ciência, tecnologia e inovação brasileiras.
Fonte: Agência Fapeam, por Denison Silvan