Amazonas bate recorde de atividades na Semana Nacional de C&T

A 6ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT – 2009) foi concluída na última sexta-feira (25) com um saldo inédito: das 24.978 atividades cadastradas e desenvolvidas em todo o país, o Amazonas cadastrou 11.083, ficando em primeiro lugar em número de atividades.

Para o secretário de C&T em exercício, Marcílio de Freitas, este é um número que dá referência singular ao evento. “A secretaria de ciência e tecnologia se orgulha em coordenar uma atividade tão significativa como é a Semana de C&T. O mérito de termos atingido o resultado de tantas atividades foi o envolvimento e a parceria das instituições que se comprometeram em não deixar nenhum município de fora desse grande evento”, comemora Freitas, em referência ao fato de ter atingido cem por cento das cidades do Amazonas, além da participação de 165 instituições.

O Amazonas foi seguido por Rondônia, com 4.844 registros, e pelo Rio de Janeiro, com 1.905 atividades.

Ao desenvolver o tema principal da Semana sobre Ciência no Brasil, o Amazonas prestou homenagem póstuma a pesquisadores que fizeram parte da história da ciência no Estado. Espaço especial foi dado à premiação do concurso com a mesma temática que envolveu estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas da capital e interior.

Entre as atividades de destaque estavam a Estação Ciência, que movimentou milhares de estudantes em visitas a 60 estandes de instituições, órgãos e empresas. No centro da cidade, foi instalada a Tenda da Ciência, que mostrou projetos e pesquisas desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). As instituições abriram suas portas para receber alunos e o público em geral para apresentar atividades relevantes ligadas à ciência e tecnologia, tornando a ciência próxima da sociedade e aguçando o interesse pelo conhecimento de maneira criativa, lúdica e dinâmica.

A Semana ocorre no Brasil desde 2004. É uma iniciativa do MCT como forma de buscar a popularização da Ciência. A participação do público é crescente a cada ano. Em 2009, as atividades foram desenvolvidas em 472 cidades por 718 instituições de ensino e pesquisa e entidades diversas em todo o País.

O objetivo é mobilizar a população em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia e assim, contribuir com a população para  conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e suas aplicações.

No Amazonas, o evento contou com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da Petrobras e do Sebrae.

Para conferir a programação e saber mais sobre a Semana entre no site http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/2320.html