Amazonas conquista pela primeira vez o Prêmio Jovem Cientista
O Centro Educacional Adalberto Valle (CEAV), de Manaus (AM), conquistou o primeiro lugar na categoria Mérito Institucional Ensino Médio da 26 ª edição do Prêmio Jovem Cientista (PJC). O prêmio foi concedido pelas Comissões Julgadoras do PJC pela quantidade e qualidade dos trabalhos submetidos à avaliação pela instituição de ensino.
Os vencedores receberam o prêmio nesta terça-feira (18), no Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. Esta edição da premiação teve como tema “Inovação Tecnológica nos Esportes”. O objetivo desta edição do prêmio foi estimular pesquisadores das mais diversas áreas a voltarem suas atenções para o setor esportivo.
O Centro Educacional Adalberto Vale inscreveu 98 trabalhos. Desses, 48 foram reconhecidos como de relevância científica. “Aproveito para reconhecer o belíssimo trabalho realizado pelo Centro Educacional Adalberto Vale de Manaus, do nosso Amazonas, e pela Universidade de São Paulo (USP). Estas instituições foram as que mais inscreveram trabalhos científicos, trabalhos com mérito”, ressaltou a presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia.
O representante da instituição de ensino amazonense, professor Ivaldo Almeida, que esteve em Brasília para receber o prêmio, ressaltou ser a primeira vez que o Amazonas conquista o Jovem Cientista. “Nós esperamos, enquanto instituição, que esse prêmio instigue outras instituições do estado a participarem do prêmio. Acho que quem tem a ganhar com isso é o Amazonas e o Brasil”, afirmou.
Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, com informações da Sucursal da Rede Amazônica, em Brasília