Amazonas disputará etapa nacional do Prêmio Finep de Inovação

Por acreditar que “em cada brasileiro existe um inovador”, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) criou, há 13 anos, o Prêmio Finep de Inovação. Nesta terça-feira (9/11), Manaus foi sede da premiação da edição regional, ocasião em 12 concorrentes disputaram as primeiras colocações em 4 categorias, durante cerimônia no Auditório Gilberto Mendes de Azevedo da Fieam.

A empresa Pharmacos e Cosméticos Ltda conquistou o 1º. Lugar nas categorias Micro e Pequenas Empresas e Gestão da Inovação; a empresa Certi Amazônia obteve o 1º lugar na categoria Instituição Científica; e a Oficina Escola de Lutheria ficou com o 1º lugar na categoria Tecnologia Social.

Para o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antônio Carlos da Silva, a participação crescente do Amazonas, o 4º em número de inscritos no país, “confirma que as nossas empresas estão no caminho certo e que a Federação das Indústrias está consciente da necessidade da iniciativa privada firmar parcerias e investimentos em ação tecnológica como condição sine qua non para o pleno desenvolvimento da Amazônia”, disse o empresário na abertura do evento.

As palavras do presidente da Fieam foram reforçadas pelo pronunciamento do diretor de Desenvolvimento Científico da Finep, Eugenius Kaszkurewicz, quando destacou a Região como “singular  e estratégica” e que Ciência, Tecnologia e Inovação são fundamentais para a sua sustentabilidade. “Qualquer ação para a Região tem que ser feita com cuidado e com a intensidade devida, observando sempre a sustentabilidade”, destacou.

Os vencedores do Prêmio Regional vão disputar o Prêmio Nacional no próximo dia 29 de novembro no Palácio do Planalto, em Brasília.

Confira a lista e ordem dos premiados em 2010

Categoria: Tecnologia Social

1º Lugar – Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (AM)
2º Lugar – Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (PA)
3º Lugar – Associação Organização Não Governamental Nymuendaju (AM)

Categoria: Micro e Pequena Empresa

1º Lugar – Pharmacos e Cosméticos Ltda. (AM)
2º Lugar – Bombons Finos da Amazônia (AM)
3º Lugar – Agrocon Indústria e Serviços Agroambientais Ltda. (AM)

Categoria – Instituição Científica e Tecnológica

1º Lugar – Instituto CERTI Amazônia (AM)
2º Lugar – Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI (AM)
3º Lugar – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia –Inpa (AM)

Categoria: Gestão da Inovação

1º Lugar – Pharmacos e Cosméticos Ltda(AM)

2º Lugar – FabriQ Informática (AM)

3º Lugar – Ana Maria Reis Vieira (Bombons Finos da Amazônia) (AM)

 

Assessoria de Comunicação/SECT