Amazonas lança Atlas de pesquisadores e divulga prêmio nacional de desenvolvimento

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou na manhã de hoje (12/5) o lançamento do Atlas dos Cientistas do Estado do Amazonas, publicação que homenageia homens e mulheres que se dedicaram a estudar e se aprofundar nas temáticas amazônicas. Na ocasião, o Ministério de Integração Nacional (MI) apresentou o Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional Edição 2010:Homenagem a Celso Furtado. 

O Atlas dos cientistas traz uma síntese da participação de 14 pesquisadores que desenvolveram trabalhos no Amazonas, no intuito de possibilitar que os jovens e a sociedade amazonense conheçam os cientistas e a sua contribuição para o pensamento brasileiro. “A publicação valoriza e divulga a dimensão humana e institucional daqueles que ajudaram a construir cidadania e o futuro do Estado”, ressalta o secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Marcílio de Freitas.

 

Os homenageados  

Abraham Moysés Cohen

André Vidal de Araújo

Alfredo da Matta

Astrolábio Passos

Djalma da Cunha Batista

Haraldi Felix Ludwig Sioli

José Márcio Corrêa Ayres

Manoel Bastos Lira

Manoel Nunes Pereira

Marlene Freitas da Silva

Paulo Friedrich Bührnheim

Samuel Isaac Benchimol

Theodor Kock-Grünberg

Vicente Haroldo de Figueiredo Moraes

 

Premiação Nacional

 

Outra homenagem a ser feita está contida no Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional Edição 2010: Homenagem a Celso Furtado, promovido pelo Ministério de Integração, por meio da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional/SDR.

 

O objetivo da premiação é promover a reflexão sobre teoria e prática do desenvolvimento regional no Brasil, envolvendo o poder público e a sociedade civil organizada na identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento.

Nesta primeira edição, será reconhecido o papel desempenhado pelo economista Celso Furtado como pensador, intelectual e gestor público. O homenageado foi idealizador da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), órgão vinculado ao Ministério de Integração Nacional. Ele é o autor da obra Formação Econômica do Brasil, escrita há 50 anos.

Furtado elevou a questão nordestina a um nível nacional e introduziu a discussão regional na agenda de compromissos do Estado brasileiro. A homenagem reitera sua importância para o Brasil e para o Nordeste pela contribuição ao estudo dos problemas de desenvolvimento econômico e regional no Brasil.

 

No Amazonas, a realização do prêmio conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Sect e da UEA.

 

Segundo Freitas, o lançamento do Atlas dos Cientistas e a divulgação do Prêmio Celso Furtado constituem contribuições acadêmicas importantes para as áreas de educação, ciência, tecnologia e economia brasileiras. “Os professores e cientistas homenageados tiveram grande importância na construção de novos conhecimentos, na formação cidadã dos jovens amazonenses e no desenvolvimento socioeconômico do país”, reforça o secretário.

 

O prêmio é dividido em três categorias: Produção do Conhecimento Acadêmico; Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional e Projetos Inovadores para Implantação no Território.  

Em cada categoria, serão agraciadas as propostas selecionadas em: 1º lugar: Diploma de Reconhecimento de Mérito e a quantia de R$ 46.500,00 (quarenta e seis mil e quinhentos reais) e 2º lugar: Diploma de Reconhecimento de Mérito e a quantia de R$ 23.250,00 (vinte e três mil duzentos e cinquenta reais).