Amazonas terá presença marcante na SBPC
Com o avanço dos setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) no Amazonas, o Governo do Estado, por meio do Sistema Estadual de C,T&I, está levando uma novidade para a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC): um estande integrado com as atividades das instituições participantes do sistema.
O evento científico, considerado um dos maiores do País, ocorre de 10 a 15 de julho, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO), e vai ter como tema central esse ano ‘Cerrado: água, alimento e energia’. O estande é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Centro Tecnológico do Amazonas (Cetam), Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT-PIM), Instituto Nokia de Tecnologia (INDT) e Fundação Nokia de Ensino (FNE).
Com um espaço de 72 metros quadrados, a concepção visual do estande foi desenvolvida por meio de um trabalho conjunto dos designers da Sect, FAPEAM e UEA. A proposta foi utilizar conceitos baseados em aspectos regionais, urbanos e tecnológicos. Os elementos foram distribuídos de forma harmônica e na área central do painel principal estão inseridos os temas propostos: ‘As Amazônias: água, alimento e energia’ e a ‘Lenda do Rio Negro’.
Nessa perspectiva, a Sect mobilizou uma série de instituições com a finalidade de expor os produtos desenvolvidos no Amazonas. Durante o evento, também serão distribuídos materiais impressos sobre a atuação da Região Norte no fortalecimento de uma gestão voltada ao crescimento de políticas em CT&I. Um catálogo bilíngue do Governo do Amazonas, desenvolvido pela Sect e Agência de Comunicação do Governo (Agecom), com informações e fotografias sobre as ações das instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado será apresentado ao público estimado em 10 mil pessoas circulantes na Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação (Expo CT&I).
O Amazonas levará exemplos de empresas que desenvolveram produtos e processos inovadores utilizando recursos naturais da Amazônia, tal como a ‘Bombons Finos da Amazônia’, que desenvolve embalagens artesanais a partir de subprodutos da floresta. Outro projeto é relativo ao desenvolvimento de um Sistema de Geração de Energia Solar, com recursos do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Pappe/Integração), financiado pela FAPEAM e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
De acordo com o titular da Sect, Odenildo Sena, a expectativa da participação do Amazonas na SBPC é grande, pois possibilita a abertura de um espaço de interlocução com os gestores de outras regiões. “É uma oportunidade de levar e trazer investimentos para o Estado”, afirmou.
Ainda segundo Sena, quando se tem uma presença marcante num evento como a SBPC, consegue-se levar conhecimento do que é produzido na Região ao grande público, possibilitando caminhos para a criação de novas parcerias e negócios.
FAPEAM realiza lançamento da Revista ‘Amazonas Faz Ciência’
Segundo a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o objetivo da FAP no evento será o de demonstrar para o País o compromisso com o desenvolvimento de C,T&I a partir de uma nova diretriz implementada pelo Governo do Amazonas, que é a de aproximar a academia do setor produtivo, como por exemplo, o recente lançamento do Pappe/Integração, feito pelo governador Omar Aziz. “Vale observar que, neste ano, não houve contingenciamento dos recursos destinados à C,T&I em nosso Estado”, observou.
Um dos pontos altos da programação no estande da FAPEAM será o lançamento da 21ª edição da revista de divulgação científica ‘Amazonas Faz Ciência’, que traz como um dos destaques a entrevista exclusiva com a presidenta da SBPC, Helena Nader.
Além disso, haverá a exposição do projeto referente ao tema do evento. O projeto escolhido foi o da pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa), Neusa Hamada, que aborda a vida dos insetos aquáticos no Amazonas.
Pape apoia participação de pesquisadores com passagens aéreas
O Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape) da FAPEAM está financiando 23 pesquisadores com passagens aéreas para a SBPC.
Uma das contempladas é a universitária de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Maria Jacilene Bentes de Oliveira. Por meio do projeto ‘Impactos das Políticas Governamentais e de Empreendimentos Privados em Manicoré-AM’, a estudante apresentará um levantamento geo-histórico do Rio Madeira, incluindo o município de Manicoré, os movimentos que originaram a formação da cidade e as políticas públicas e privadas que estão sendo desenvolvidas naquele município.
Para Oliveira, a possibilidade de apresentar o resultado da pesquisa em outros lugares é muito importante, pois possibilita a interação dos saberes com outros centros. Além disso, é uma forma de o município ser conhecido em nível nacional. Além de financiar a pesquisa, a FAPEAM é importante, pois está possibilitando a apresentação do trabalho em outros lugares, como Goiânia (GO). “A FAPEAM nos estimula a produzir com a possibilidade de financiamento aéreo”, ressaltou.
Carlos Fábio Guimarães – Agência FAPEAM