Amazonense garante espaço no mercado nacional de aplicativos
CIÊNCIAemPAUTA, por Laize Minelli
Além da criação de tablets, smartphones, ultrabooks e todas as outras variações tecnológicas, existe um mercado paralelo que é tão inovador e lucrativo quanto: o dos aplicativos.
Considerado um termo novo, os aplicativos, também são conhecidos como apps. E tem o objetivo de facilitar a vida das pessoas. São softwares que ajudam o usuário a desempenhar tarefas do cotidiano, como agendar uma consulta médica ou simplesmente enviar uma mensagem. As versões se adaptam de acordo com o modelo e sistema operacional do aparelho.
A mobilidade e praticidade, logo, conquistaram o gosto popular. Para entender o sucesso dos aplicativos, basta imaginar o seu celular sem eles.
Presente em todos os momentos, e nas mais inimagináveis funções, eles são capazes de agradar, desde a criança até o idoso, oferecendo serviços úteis, como informações de trânsito, edição de fotos e vídeos, receitas de comida, downloads de livros, músicas, filmes, compra de ingressos, serviços bancários e contas de e-mail. Mas, as novidades não param por aí, já existem alguns mais exóticos, como estimulantes para urinar e reproduzir barulho do seu beijo. Afinal é preciso agradar todo tipo de público.
Toda essa popularidade despertou o lado empreendedor de algumas pessoas, é o caso de André Tapajós, empresário e diretor da Tap4Mobile, empresa amazonense de software, localizada dentro do Centro de Incubação de Empresas (Cide), no Distrito Industrial.
Atuando na área desde 2003, André já passou por empresas como a Samsung e Siemens, mas somente em 2011, começou a trabalhar no projeto próprio. Ele conta que no início, o empreendimento era bem menor. “Começamos com quatro pessoas em uma sala de nove metros quadrados, hoje somos mais de 50 espalhados por 240m2”.
Aproximadamente 50 apps já foram desenvolvidos pela empresa. No currículo constam trabalhos para grandes nomes regionais e nacionais. O recém-lançado aplicativo da Secretaria de Cultura (SEC), foi feito pela Tap4, e já é considerado um dos mais completos apps culturais do país, com informações sobre eventos, teatros, horários de funcionamento e mapas. Outro, é o “Larica Total”. que leva o mesmo nome do programa exibido pelo canal Brasil, e já ganhou destaque na lista dos mais baixados pelo Google Play e na editoria “Mercado Total”, da revista Época.
Segundo o empresário, o mercado nacional é bastante competitivo e agressivo, porém o espaço é para aqueles que se dedicam. “ O nível de criatividade e de capacidade é muito alto. Hoje, o principal ativo da Tap4 para se destacar não são os computadores, são os profissionais que aqui trabalham”, disse.
ESTRUTURA DA EQUIPE
A empresa é composta em sua maioria por uma equipe jovem – entre 25 e 27 anos – e tomada por rapazes.
Em um ambiente praticamente dominado pelo sexo masculino, uma das poucas exceções na sala, é a jovem Vivian Lojimenez, que diz não se sentir diferente, e afirma gostar do trabalho. “Eu acho divertido, cada um tem um estilo e uma história diferente, as vezes a gente sente falta da feminilidade, mas fora isso não tem preconceito, não me tratam diferente”, contou.
PROJETOS
Após participar do 1º Encontro Amazônico de Teste de Software e ser eleito o Microindustrial do ano pela Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), no Circuito Empresarial do Instituto Euvaldo Lodi (Iel), André Tapajós faz planos para o crescimento dos produtos criados pela empresa. “Em 2013 continuar fazendo trabalhos para outras empresas e também vamos investir em produtos próprios, a ideia e lucrar com essa estratégia” revelou o empreendedor.
No dia 21 deste mês, parte da equipe embarca para a Califórnia, para apresentar o trabalho desenvolvido dentro da Tap4 na feira internacional de games, historias em quadrinhos e inovações do segmento, a Comic Con.
CiênciaemPauta, por Laize Minelli