Amazônia ganha primeiro livro sobre insetos aquáticos e semiaquáticos da região
O Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), localizado no Centro Antigo de Manaus, serviu de lugar de destaque para a literatura produzida no Amazonas com o lançamento de vários livros de autores regionais, no último sábado, (10/11).
Entre os destaques, estava o lançamento da obra ‘Guia Ilustrado de Insetos Aquáticos e Semiaquáticos da Reserva Florestal Ducke’, de autoria das pesquisadoras Neusa Hamada e Ruth Keppler, da Editora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam/Edua).
A pesquisa que deu origem ao livro tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa de Núcleos de Excelência (Pronex).
O guia ilustrado tem por objetivo permitir o reconhecimento de ordens e famílias dos insetos aquáticos e semiaquáticos mais frequentes encontrados em igarapés da Reserva Florestal Ducke e outras regiões próximas, como os municípios de Presidente Figueiredo, Coari, Manacapuru, Novo Airão e Rio Preto da Eva.
Segundo Hamada, o livro é pioneiro sobre o assunto no Estado do Amazonas, além de se tornar agora um importante acervo para o conhecimento entomológico da região. “O livro foi feito com muito trabalho e vai servir como base de aprendizagem sobre o tema para estudantes de graduação e pós-graduação”, explicou.
“O livro é o esforço de mais de 10 anos de pesquisa e não apenas oferece conhecimento para profissionais e estudantes de entomologia, mas principalmente para toda a sociedade, podendo ser usado para subsidiar estudos sobre a conservação dos sistemas aquáticos”, destacou Kuppler.
INCENTIVO
Para a diretora da Edua, Iraildes Caldas, a editora tem tido um trabalho muito eficaz no incentivo e apoio de divulgação de obras regionais no Estado. “Com isso, a gente promove a cultura na cidade de Manaus. São 20 anos de existência como uma editora reconhecida na difusão do conhecimento na região amazônica”, declarou.
SOBRE A EDUA
A Edua surgiu como um projeto essencialmente cultural, com o objetivo principal de divulgar a produção técnico-científica e literária da Universidade Federal do Amazonas, bem como a distribuição e divulgação dessa produção por meio da Livraria da Universidade (LUA).
Tendo como prioridade promover a cultura local por meio da publicação de obras de referência sobre a região; o de revelar novos autores locais, regionais e consolidar escritores já conhecidos; o de incentivar a leitura mediante a doação de livros a bibliotecas públicas e privadas, a Edua tem uma política editorial voltada para a difusão da produção científica da Ufam.
Fonte: Agência Fapeam, por Janaina Karla