ATLAS DOS CIENTISTAS
Divulgador da Teoria da Relatividade
Manoel Amoroso Costa nasceu no Rio de Janeiro, em 1885, formou-se em Engenharia Civil, em 1905, pela Escola Politécnica e, no ano seguinte, colou grau como bacharel em ciências físicas e matemáticas. Atuou profissionalmente em várias áreas: como engenheiro, na construção de pontes, como professor catedrático em Trigonometria Esférica, Astronomia Teórica e Prática de Geodésia.
Costa foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Ciências, em 1916, que se transformaria na ABC, em 1922, da qual foi diretor, nas duas primeiras gestões.
Foi o principal divulgador da teoria da relatividade no Brasil tendo promovido a visita de Albert Einstein, ao país, no período de 04 a 12 de maio de 1925. Participou ativamente de iniciativas que impulsionaram o desenvolvimento da pesquisa básica do Brasil, como a criação da Sociedade Brasileira de Ciências (SBC), a Associação Brasileira de Educação (ABE).
Publicou, em 1922, o livro “Introdução à teoria da relatividade”, considerado didático, objetivo e de excelente qualidade científica, onde introduz o leitor brasileiro nos princípios básicos da relatividade, sob influência dos trabalhos de Albert Einstein.
Amoroso Costa faleceu prematuramente no dia 3 de dezembro de 1928, no trágico acidente do hidroavião Santos Dumont, que caiu na Baía de Guanabara, durante homenagens prestadas ao inventor Santos Dumont, que chegaria ao Rio naquele dia. Estava então, no auge de sua produção acadêmica em matemática e física, e profundamente empenhado na melhoria do ensino no Brasil.
Fonte: Site Semana CT 2008