Após convênio com Sebrae, Banco da Amazônia libera R$212 milhões
Firmado há pouco mais de um ano, o convênio entre o Sebrae e o Banco da Amazônia está ajudando a promover o desenvolvimento da região. Em todo o ano de 2010, foram emprestados R$ 212 milhões de recursos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Os resultados do convênio superaram a expectativa inicial da instituição. A meta era promover seminários em 30 cidades brasileiras e capacitar 1.873 empresários, mas foram realizados seminários em 70 municípios com 2.420 empreendedores.
O acordo prevê divulgação das soluções do Sebrae para capacitar as micro e pequenas empresas. “Esse convênio foi firmado para capacitar os micro e pequenos empresários da região, mas principalmente para que o Sebrae possa ir até o empresário. A pesquisa mostra que 69% deles não conheciam as linhas de crédito do FNO. Este é um trabalho para toda a população da Amazônia Legal”, afirma o responsável pelo projeto no Sebrae, João Pérsico.
O crescimento foi verificado ao longo de todo o ano passado. O volume de operações de financiamento feitas pelos micro e pequenos empresários dos sete estados que compõem a Amazônia Legal aumentou 42% no segundo semestre de 2010 em relação ao primeiro. Foram realizadas 1.294 operações no segundo semestre, contra 911 nos seis primeiros meses de 2010.
Do volume emprestado, 30,9% foram resgatados por empresários do Pará, 20,1% de Rondônia, 18% de Tocantins e 13,8% do Acre. No Amazonas, foram liberados 9,6% do total, no Amapá, 4,7%, e em Roraima, 2,6%. “O volume emprestado mostra que a demanda é forte. Uma empresa não consegue crescer sem ter dinheiro, e estamos levando a elas a possibilidade de acessarem o crédito a taxas bem abaixo do mercado”, afirma Pérsico.
O convênio, iniciado em fevereiro de 2010, tem duração de dois anos. O objetivo é unir esforços para a realização de ações voltadas à melhoria da qualidade e à ampliação do acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas e empreendedores individuais estabelecidos na região da Amazônia Legal. A parceria entre Sebrae e Banco da Amazônia trabalha com três linhas de crédito do FNO: Amazônia Sustentável, FNO-Exportação e Amazônia Giro MPE. Esta última, voltada para capital de giro, possui taxa de juros de 6,75% ao ano.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias, por Mariana Flores