Artrite Reumatoide contribui para doença cardiovascular

28/09/2012 Pessoas portadoras da doença que atinge as articulações do corpo, conhecida como Artrite Reumatoide, têm mais chance de sofrer infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). É o que aponta a pesquisa intitulada ´Fatores maiores para o alto risco cardiovascular em artrite reumatoide no Amazonas: um estudo piloto”, realizado pela  estudante do Curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e  bolsista do Programa de Iniciação Científica da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) Vanessa de Carvalho Harraquian.

Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página CIÊNCIAemPAUTA no Facebook!

A bolsista, que é acadêmica do 7º período do curso de medicina da Ufam, explica que o estudo está voltado para a abordagem sobre os riscos cardiovasculares (doença coronária, aterosclerose e outras) ligadas à Artrite Reumatoide é inédito na região Norte.

"Muito embora, já existam estudos publicados em outras localidades, os quais   apontam que pessoas portadoras de Artrite Reumatoide são mais vulneráveis as doenças cardiovasculares aqui é a primeira vez que se faz o levantamento", disse a Babosa.

Por conta disso, a pesquisadora percebeu a necessidade de buscar respostas para a questão.  Nesse sentido, ela traça um perfil cardiovascular dos portadores de Artrite Reumatoide para, futuramente, serem elaborados protocolos clínicos mais adequados aos pacientes tratados pela doença no Amazonas.

Para Barbosa, o estudo tem como objetivo descobrir qual a porcentagem de pacientes portadores da doença que possuem placas de gorduras nas artérias.  A pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (PAIC).

Segundo a pesquisadora, para a realização do trabalho, foram coletadas informações de pacientes atendidos no Ambulatório de Reumatologia da Fundação Hospital Adriano Jorge sob orientação do doutor Luiz Boechat. Foram feitos exames, como por exemplo de colesterol, triglicerídio, glicemia e outros.

Resultados

"Com as informações coletadas, traçamos um perfil e descobrimos quais variáveis são interligadas. Em programas estatísticos, encontramos a relevância de nossas informações com o proposto no trabalho, ou seja, quanto mais tempo de doença sem tratamento (Artrite Reumatoide) o paciente é mais propenso a  ter  aterosclerose ou ‘acúmulo de placas de gordura nas artérias’ e, possivelmente, apresentar algum risco cardiovascular no futuro, como por exemplo o infarto e AVC", disse.

Ainda segundo a pesquisadora, o resultado final esperado é conseguir tratamento para os pacientes portadores da doença, uma vez que já foi comprovado  o alto risco de óbitos e, no final, escrever um artigo descrevendo o perfil dos pacientes do Amazonas para estudos posteriores.

Sobre o PAIC

O Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas da Fapeam tem o objetivo de apoiar a execução de projetos de  pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, financiados com recursos públicos, por meio da concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação das instituições públicas e privadas do Amazonas.

Fonte: Agência Fapeam, por Rosa Doval