ATLAS DOS CIENTISTAS
Um dos fundadores da Ufam
1864 - 1926Astrolábio Passos, piauiense, Médico, formado na Bahia, especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia em hospitais de Paris, Viena e Berlim. Foi um dos fundadores e Diretor Geral (equivalente a Reitor) da Escola Universitária Livre de Manáos – hoje Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Em fevereiro de 1910, Astrolábio, que antes respondia pela Faculdade de Medicina, foi eleito para o cargo de Diretor Geral da Universidade pelos votos dos docentes das Faculdades de Ciências Jurídicas e Sociais, Medicina, Ciências e Letras e de Engenharia. No mesmo ano instalou os primeiros cursos e já em 1912 abria a sessão solene de colação de grau da primeira turma. Dirigiu a Universidade de 1910 a 1926.
Antes de ser diretor-geral da Universidade, Astrolábio foi diretor do Instituto Benjamin Constant e do Museu Botânico de Manaus. Também foi Deputado Estadual. Professor universitário foi cofundador da Sociedade de Medicina e Farmácia do Amazonas e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas – IGHA.
De sua bibliografia constam “A Terapêutica da Antispirina” e “Traços Biográficos de João Alfredo de Freitas”, mas é Relatório Geral sobre o primeiro quinquênio da Universidade de Manáos que se destaca como a principal fonte para a história da Ufam. Astrolábio Passos é considerado o “consolidador” da Universidade do Amazonas.
Fonte: SECTI-AM, Atlas dos cientistas do estado do Amazonas