Aulas para formação de professores indígenas começam em janeiro
29/12/2011-Os indígenas matriculados no curso de Pedagogia em Licenciatura Intercultural Indígena, do Programa de Formação do Magistério Indígena (Proind), devem iniciar o sexto módulo do curso no dia 2 de janeiro, conforme cronograma da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Entre as disciplinas ministradas estão Educação de Jovens e Adultos Indígenas, Linguagem e Pensamento na Criança Indígena e História da Criança e do Jovem no Brasil Indígena.
O curso de Pedagogia em Licenciatura Intercultural Indígena está presente em 52 municípios do Amazonas, com transmissão pelo Sistema Presencial Mediado (IPTV). Os módulos são ministrados em Manaus e transmitidos para as unidades da UEA no interior, além de 35 escolas da Secretaria do Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc) e uma escola da Secretaria Municipal de Educação de Iranduba (a 27 quilômetros da capital).
No total, são 2.297 alunos matriculados no curso, entre índios de 32 etnias e não índios. A previsão é que o Proind forme 2,6 mil docentes entre julho de 2009 e janeiro de 2015, com carga horária de 3.330 horas e 222 créditos, em caráter modular. O curso é realizado nos meses de janeiro, fevereiro e julho. O sexto módulo das aulas encerra-se no dia 29 de fevereiro.
Fonte: Portal Amazônia