Banco da Amazônia lança linha de financiamento para CT&I

O Banco da Amazônia lançou novo serviço de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte  (FNO) que incentiva o desenvolvimento de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A linha apoia, com recursos financeiros, as atividades e empreendimentos inovadores do segmento empresarial, economicamente viáveis, das instituições de pesquisas científicas e tecnológicas e dos produtores rurais.

O objetivo da nova linha é financiar todos os bens e serviços necessários à implantação, ampliação e modernização de empreendimentos, capital de giro associado, aquisição de insumos e matéria-prima, em bases e condições operacionais diferenciadas ao empreendedor da região para o incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico nos seus empreendimentos.

De acordo com o Gerente de Gestão de Programas Governamentais do Banco, Oduval Lobato Neto, a nova linha de financiamento expressa o reconhecimento da instituição da necessidade das empresas e empreendedores da Região de se desenvolverem para competir em um mercado cada vez mais exigente e competitivo. “Assim, essa iniciativa constitui uma oportunidade para aqueles que reconhecem que não há desenvolvimento sem o apoio da ciência, tecnologia e inovação, principalmente a um baixo custo financeiro”, disse Lobato Neto.

O prazo de financiamento da linha será de até 15 anos, incluído o período de carência de até cinco anos, podendo ser elevado a até 20 anos no caso de empreendimentos considerados de alta relevância dos beneficiários de mini, micro, pequeno e pequeno-médio porte. Para investimentos com capital de giro associado o prazo é de até três anos, incluído o período de carência de até um ano; e na linha de aquisição de insumos e matéria-prima: para beneficiários de mini, micro, pequeno e pequeno-médio porte: até 24 meses, incluído o período de carência de até seis meses; e para beneficiários de médio e grande porte: até 18 meses, incluído o período de carência de até seis meses.

Em relação às taxas de juros, as operações contratadas, independentemente do porte do beneficiário, no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2013, com a finalidade de investimento, inclusive com custeio ou capital de giro associado é de 3,53% ao ano. Para as operações contratadas no período de 1º de julho de 2013 a 31 de dezembro de 2013, com as mesmas finalidades, a taxa é de 4,12% ao ano, tornando-se assim um atrativo para o empreendedor. A linha oferece também concessão de bônus de adimplência de 15% sobre as taxas efetivas de juros.

Fonte: Agência Banco da Amazônia