Biblioteca Nacional digitaliza jornais e revistas dos séculos XIX e XX

29/08/12 – Cinco milhões de páginas digitalizadas de jornais e revistas extintos ou raros publicados de 1808 até o século XX. A Hemeroteca Digital Brasileira foi lançada pela Fundação Biblioteca Nacional e pode ser acessada virtualmente.

Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página CIÊNCIAemPAUTA no Facebook!

Além da chancela do Ministério da Cultura, a Hemeroteca Digital Brasileira é reconhecida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e tem o apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o que tornou possível a compra dos equipamentos necessários e a contratação de pessoal para a sua criação e manutenção.

Acesse a Biblioteca Nacional Digital aqui.

Na biblioteca digital é possível encontrar exemplares de publicações como Correio Braziliense, O Malho, Diário Carioca, Última Hora, Jornal do Brasil e, ainda, periódicos científicos, como a Revista Médica Brasileira e a Rodriguesia: revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Todos disponíveis para consulta e impressão.

Entre as publicações mais antigas e raras do século XIX estão O Espelho, O Jornal das Senhoras, O Homem de Cor, Marmota Fluminense, Semana Illustrada, A República, Gazeta de Notícias e até os primeiros jornais das províncias do Império. Quanto ao século XX, podem ser consultadas revistas e jornais como Careta, O Gato, Revista da Semana e Klaxon.

Periódicos de instituições científicas também compõem um segmento do acervo disponível. Entre eles, os Annaes de Medicina Brasiliense, o Boletim da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro e a Revista do Instituto Polytechnico Brasileiro.

O sistema de busca oferece opções como a procura por título, período, edição, local de publicação e palavras dentro do material disponibilizado.

Fonte: O Globo