Biblos apoia publicação de trabalhos sobre a ZFM, enfermagem e biotecnologia

O pesquisador analisou três decisões relevantes para a ZFM, identificando, entre outros, o cenário em que as decisões foram tomadas e os atores que as influenciaram na época. Foto: Reprodução

Ao longo da história, ao menos três decisões políticas foram determinantes para que a Zona Franca de Manaus (ZFM), que tem no Polo Industrial de Manaus (PIM) o seu principal resultado, permanecesse com os incentivos fiscais ao capital produtivo. Essas decisões e suas implicações serão relatadas na obra “O processo de decisão política e a Zona Franca de Manaus”, do doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Maurício Brilhante de Mendonça.

O pesquisador foi um dos 49 contemplados na Decisão 155/14 do Edital 004/14 do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos), divulgada na última quinta-feira (26), financiado pelo Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Acesse a Decisão 

A obra é resultado do projeto de pesquisa de Doutorado, finalizado em 2013. De acordo com o resumo do estudo, Maurício Brilhante de Mendonça analisou três decisões relevantes para a ZFM, identificando, entre outros, o cenário em que as decisões foram tomadas e os atores que as influenciaram na época.

O mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Zilmar Augusto de Souza Filho, também foi um dos contemplados pela Decisão 155/14 do Edital 004/14. Ele publicará uma obra com os resultados da dissertação do Mestrado. Intitulada “Enfermagem e famílias: experiências do cuidado com entes sequelados pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, a obra retratará os resultados obtidos ao término do projeto de pesquisa ‘Acidente Vascular Cerebral e Famílias: a abordagem da enfermagem na perspectiva do Modelo Calgary de Avaliação na Família’ finalizada em 2012.

Entre os demais contemplados pelo Edital 004/14 do Biblos está o doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da Ufam, Dimas José Lasmar. Com o aporte financeiro do Governo do Estado, via Fapeam, o pesquisador publicará a obra intitulada ‘Biotecnologia e (Bio)Negócios na Amazônia’ que retratará as inovações tecnológicas utilizadas pela indústria para transformação da biodiversidade amazônica em bioprodutos e bionegócios.

SOBRE O BIBLOS

Desde 2012, em três editais, 100 pesquisadores foram contemplados no Biblos. Eles receberam aporte financeiro de R$ 1,2 milhão para a confecção de obras científicas.

O Biblos visa apoiar a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital, produto (resultado) de pesquisa científica conduzida por profissional e financiada pela Fapeam e/ou agência de fomento nacional/internacional.

Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho