BID sinaliza financiamento para Plano Norte de CT&I
29/05/12 – A região Norte dará um salto significativo na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). É essa a expectativa com a formulação do Programa Estruturante dos Sistemas Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação da Região Norte – Plano Norte de CT&I, idealizado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) em parceria com o Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
O Plano Norte de CT&I tem por finalidade inserir a região em uma matriz de desenvolvimento, baseada na economia verde do conhecimento e com foco em recursos renováveis. Para a viabilização das ações, o projeto conquistou um aliado importante. Durante reunião do Fórum Regional do Consecti/Confap, realizada no último dia 23, em Brasília, a coordenadora de CT&I para o Brasil, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Vanderléia Radaelli, apresentou as novas linhas de financiamento do BID para a área de CT&I e sinalizou a possibilidade da instituição financeira investir recursos na execução do projeto, sendo que o montante pode alcançar o valor de US$ 700 milhões.
Na ocasião, também ficou definido que o Centro de Gestão e Recursos Estratégicos (CGEE), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será o responsável pela elaboração do estudo que subsidiará a formulação do programa, o qual será idealizado de maneira a atender às demandas dos Estados e a potencializar as suas vocações.
Entre as ações a serem desenvolvidas pelo CGEE, destaque para a realização de workshops em todos os Estados da região, com a participação de representações de diferentes segmentos da sociedade, a fim de debater sobre os principais temas relacionados à área. Outra atividade prevista é o levantamento por parte do CGEE de estudos e projetos em andamento relativos à região.
De acordo com o presidente do Consecti e secretário de CT&I do Amazonas, Odenildo Sena, a parceria com essas duas entidades representa um passo importante para a concretização dessa proposta que compreenderá metas e estratégias a serem alcançadas em longo prazo. “A intenção é que o Plano Norte de CT&I venha a se tornar uma agenda de Estado para a condução das ações em nível regional, bem como sirva de modelo para as demais regiões do País”.
O secretário-executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, também esteve presente ao encontro e ratificou o apoio da pasta ao Plano Norte no contexto da estratégia nacional de CT&I. Em reunião recente, o presidente do Consecti, Odenildo Sena, apresentou o projeto ao ministro de CT&I, Marco Antonio Raupp, que se prontificou a contribuir com a elaboração do plano.
Ciência em Pauta/SECTI-AM, por Lisângela Costa