BID sinaliza investimentos para a região Norte na área de CT&I

Em reunião realizada em Brasília-DF, no início de novembro, a direção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ratificou a posição de construir uma estratégia de desenvolvimento dedicada à região Norte, com forte viés em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

O objetivo do BID é atuar como uma instituição de desenvolvimento. Para tanto, representantes do banco explicaram que devem ser disponibilizar recursos para investimentos em ações transversais de maior impacto social em parceria com estados e municípios. Participaram do encontro o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I e secretário de estado da área no Amazonas, Odenildo Sena, especialistas setoriais e membros da direção da instituição bancária.

Entre as áreas prioritárias sinalizadas, destacou-se as áreas da saúde, educação, infraestrutura, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.  Tais ações devem ser permeadas por um modelo de desenvolvimento com forte viés em CT&I.

Um dos projetos com grande possibilidade de ser contemplado é o Plano Norte de CT&I. Apresentado pelo presidente do Consecti e secretário de CT&I do Amazonas durante a reunião, o plano foi idealizado pelo Consecti em conjunto com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A finalidade é inserir a região em uma matriz de desenvolvimento, baseada na economia verde e com foco em recursos renováveis.

Durante a reunião, o presidente do Consecti ressaltou que é preciso induzir políticas de Estado para a Amazônia em CT&I, baseadas em estudos já existentes e capazes de estabelecer uma governança na área.  Outro desafio a questão do acesso à cobertura de conectividade pela população em geral e em especial, como mecanismo para  fortalecer os núcleos regionais.