Bionorte abre inscrições para doutorado em biotecnologia ou biodiversidade
20/12/2011- Continuam abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte. O edital, que está oferecendo 100 vagas para formação de doutorado em biodiversidade ou biotecnologia, pode ser acessado através do site www.bionorte.org.br até o próximo dia 5 de janeiro de 2012. Este programa faz parte da pauta da 4a. Reunião do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa, que acontece hoje (20/12), das 14h às 17h, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
O Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas e formação de doutores e será realizado em três etapas a taxa para inscrição é no valor de R$100, cujo o boleto e direcionamento podem ser obtidos por meio do portal da Bionorte.
Podem participar da seleção candidatos com diploma de mestres nas áreas de biotecnologia ou biodiversidade ou nas áreas técnico-científicas afins. Ainda pode ser aceito como aluno o candidato que não possua o título de mestre, mas que tenha produção técnica-científica que possa justificar a dispensa do mestrado. Dos alunos também serão exigidas participações em congressos e reuniões científicas entre outros requisitos básicos para participar.
De acordo com o coordenador geral do PPG-Bionorte professor doutor, Astoffi Espartaco, o lançamento deste edital é bastante importante, principalmente pelo o grande número de vagas que o processo está oferecendo para formação de doutores.
“O processo seletivo está oferecendo 100 vagas, os candidatos que forem aprovados nesse processo serão de extrema importância, principalmente com o passar do tempo, pois esse investimento é para a formação de futuros doutores da biodiversidade e biotecnologia”, disse Espartaco.
A criação do PPG-Bionorte foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A proposta conta com a participação de 99 professores das principais instituições da área da Amazônia Legal, que iram ministrar 38 disciplinas.
A comissão de coordenação geral no período de quatro anos será situado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e já conta com recursos estimados em torno R$ 1 milhão provenientes do Fundo Setorial (CT- Agro) para ajudar na gestão do curso do doutorado.
Entre as parcerias, o coordenador afirmou que em torno de 18 instituições da Amazônia legal participam entre elas a FAPEAM e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect-AM).
“A FAPEAM e Sect-AM são fortes parceiras da Rede Bionorte e participam dessa criação e estimularam a criação da Rede Bionorte. A FAPEAM deverá contribuir com bolsas para alguns doutorandos, essa parceria é muito importante para rede ”, afirmou o coordenador.
Sobre a Rede Bionorte
Foi criada em 4 de dezembro de 2008, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parcerias com as secretarias do Estado de Ciências Tecnologia dos 9 Estados da Amazônia Legal. A Rede Bionorte tem como objetivo integrar competência para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação de doutores com o foco em biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos e processos produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.
Para mais informações sobre o processo seletivo – Clique aqui
Fonte: CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM com informações da Agência FAPEAM, por Esterffany Martins (redação) e Cristiane Barbosa (edição)