Boas práticas para produção integrada de abacaxi é tema de curso no AM
A Embrapa realiza nos dias 5 e 6 de outubro o curso “Boas práticas para o cultivo do abacaxizeiro em sistema de produção integrada no Amazonas”. O curso aborda o Sistema Agropecuário de Produção Integrada (SAPI) que tem como fundamentos as boas práticas agrícolas visando principalmente a redução dos impactos ao ambiente.
“A racionalização do uso de fertilizantes conforme as análises de solo e de agrotóxicos de acordo com o monitoramento de pragas e doenças é uma das grandes vantagens do sistema”, conforme destaca o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Marcos Garcia, um dos coordenadores do curso.
Este curso envolve a parceria de duas unidades da Embrapa – Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) e Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA), além da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto de Desenvolvimento Agrário do Amazonas (Idam).
A Embrapa Amazônia Ocidental está desenvolvendo projeto de pesquisa em produção integrada de frutas (citros e abacaxi), com financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e Secretaria de Produção Rural (Sepror).
O projeto tem a duração de três anos até setembro de 2013 e entre os resultados esperados está a adoção de boas práticas pelos produtores. As boas práticas tem como vantagens a redução de custos e melhoria do sistema de produção.
O pesquisador Marcos Garcia cita que no Estado de Tocantins após a adoção do sistema de produção integrada do abacaxizeiro, os produtores tiveram redução de 28% na quantidade de nitrato/ureia utilizadas, 25% na quantidade de superfosfato simples e de 43% na de cloreto de potássio. O manejo de pragas é um elemento importante na produção integrada, reduzindo a utilização de agrotóxicos. Em Tocantins entre os agricultores que aderiram ao projeto, houve redução de 50% no uso de herbicidas, 37% no uso de inseticida e 20% no uso de fungicidas.
Em 2010, 13 produtores do Amazonas viajaram ao estado de Tocantins para conhecer o projeto de produção integrada de abacaxi no Tocantins, coordenado pelo pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Aristóteles Matos.
O curso que será realizado nos dias 5 e 6 é uma continuidade deste treinamento iniciado em Tocantins e é a primeira oportunidade de um curso no Amazonas abordando produção integrada para melhoria dos cultivos de abacaxizeiro. O curso é gratuito e aberto a produtores e técnicos interessados no assunto.
Participam como instrutores do curso os pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM), Marcos Garcia, e os pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA) Aristóteles Matos, Nilton Sanches, Francisco Alisson Xavier, e o professor da Ufam, Carlos Tucci.
As atividades do curso serão realizadas na localidade do Paraná da Eva, pertencente ao município de Itacoatiara, envolvendo as comunidades de Vila do Engenho e Novo Remanso, que se destacam na produção de abacaxi. As atividades iniciarão na sede da cooperativa de produtores Ascop e depois serão desenvolvidas em campo.
Na programação do curso, serão abordadas as boas práticas agrícolas no cultivo do abacaxizeiro em sistema de produção integrada, a produção de mudas, o manejo integrado de pragas e doenças, o manejo e conservação do solo e a adubação do abacaxizeiro. Além das apresentações expositivas serão realizadas atividades de campo, abordando os sistemas de plantio; amostragem de solo para análise e monitoramento de pragas e doenças.
Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental