Bolsista do Pibic expõe resultado de pesquisa na SBPC

Cristiane do Nascimento Ramos, acadêmica do curso de Biologia e Química do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Ufam/Campus Coari. Foto: Agência CT&I Amazonas/Rosa Doval

Recife (PE) – Folhas, flores, galhos, sementes e outros produtos de árvores podem influenciar na qualidade do solo. Essa é a conclusão de um trabalho que está sendo apresentado na exposição de banners na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em Recife (PE).

O estudo recebeu financiamento do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic JR). Teve como objetivo avaliar a importância da serrapilheira – matéria orgânica morta composta por restos vegetais como folhas, caules, ramos, frutos, flores, sementes – para a qualidade do solo e analisar a produção no período de estiagem e de chuva.

O projeto intitulado ‘A Importância da Serrapilheira na Qualidade do Solo no Centro de Apoio à Pesquisa do ISB/Ufam de Coari’ foi desenvolvido pela acadêmica do curso de Biologia e Química do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam/Campus Coari), Cristiane do Nascimento Ramos.

“Os resultados desse estudo mostraram que a camada da serrapilheira protege a qualidade do solo. Sem essa camada o solo se torna mais frágil, perde nutritivos e enfraquece”, disse a acadêmica.

O trabalho foi um dos vencedores do 21º Congresso de Iniciação Científica (Conic), realizado no município de Coari em 2012.

Para a Ramos, participar de evento com a magnitude da SBPC vai contribuir para o amadurecimento da sua carreira profissional. “Eu só tenho a agradecer a FAPEAM e ao Governo do Estado por mais essa oportunidade de mostrar o meu trabalho, um trabalho que foi produzido bem longe daqui, mas que vai conscientizar muita gente sobre a preservação do meio ambiente”, finalizou.

A cobertura completa das atividades desenvolvidas no estande do Governo do Estado está sendo feita ao vivo pelo portal CIÊNCIAemPAUTA, da SECTI-AM. Para acompanhar, clique AQUI.

SOBRE O PIBIC JR

O Programa concede bolsas a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II a 3ª série do Ensino Médio ou de Educação Profissional, regularmente matriculados em escola pública ou privada localizada no Amazonas. O Pibic JR tem o objetivo de promover o desenvolvimento de atividades vinculadas à iniciação científica ou tecnológica, com o intuito de despertar a vocação científica e incentivar talentos

SOBRE A SBPC

A SBPC, um dos maiores eventos científicos do Brasil, é realizada desde 1948. Com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e para o debate sobre as políticas públicas para a ciência  e tecnologia.

Agência CT&I Amazonas, por Rosa Doval