Boto-vermelho é tema do projeto Ciência às 7 e meia
27/06/2012 – A próxima edição do projeto Ciência às 7 e meia traz a pesquisadora Vera Silva, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), para falar sobre o boto, um dos animais mais enigmáticos e populares da Amazônia.
Personagem da cultura e do folclore, o boto-vermelho (Inia geoffrensis) é caçado tanto por causa de seus supostos poderes afrodisíacos quanto para servir de isca a ser usada na pesca. O animal, ameaçado de extinção, é foco das pesquisas de Vera Silva há mais de vinte anos.
Coordenadora do Projeto Boto, desenvolvido na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá (RDSM), a pesquisadora antecipa que a intenção da apresentação é trazer ao público informações que ajudem a garantir a sobrevivência da espécie.
"Esse golfinho fluvial deveria ser protegido como um patrimônio importante da Amazônia. Eu gostaria de apresentar o boto-vermelho para o público Amazonense a fim de que, de posse das informações sobre esse fascinante animal, possa ajudar a garantir a sua sobrevivência, der maneira que ele (o boto) não venha a se tornar uma lenda, mas permaneça para sempre vivo como parte da biodiversidade da nossa região".
A palestra acontece nesta quarta-feira (27), às 19h30, no Teatro Direcional (Manauara Shopping – Avenida Recife, 1300. Adrianópolis). A entrada é gratuita.
Palestra: Boto-vermelho: mitos e realidade
Palestrante: Vera M F da Silva / Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)
Data: 27 de junho
Hora: 19h30
Local: Teatro Direcional (Manauara Shopping), Av. Recife, 1300, Adrianópolis
Entrada gratuita
Fonte: Musa