Brasil avança em tecnologia para identificação animal
24/08/2012 – O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec/MCTI) apresenta na próxima quarta-feira (29), durante a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) – de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) – seu primeiro produto de prateleira, o chip RFID LF (baixa freqüência) direcionado ao mercado de identificação animal.
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página CIÊNCIAemPAUTA no Facebook!
O produto é o elemento-base do chamado “brinco eletrônico” que permite um significativo ganho de desempenho na identificação individual de animais em relação a outros sistemas, como o brinco com código de barras. O Chip do Boi, totalmente projetado pela área de Design da Ceitec S.A., é o primeiro chip da empresa a ser produzido em escala comercial. Em um estande de 25 metros quadrados, localizado na quadra 35, ao lado do pavilhão do gado de corte, a Ceitec S.A. vai divulgar o seu portfólio de produtos, com destaque para o Chip do Boi (CTC 11002).
Para o superintendente de Desenvolvimento de Produtos e Negócios da Ceitec S.A., Reinaldo de Bernardi, a Expointer 2012 tem muita relevância para a empresa, a começar pelo fato de que é realizada no Rio Grande do Sul. “É uma feira importante para a Ceitec S.A. porque é realizada no estado no qual fica nossa sede. Mais uma vez teremos a oportunidade de divulgar nossas soluções em identificação por radiofrequência para o mercado”, afirmou.
O superintendente acrescentou que “ao visitar o nosso estande, o produtor rural poderá ver de perto as vantagens de utilizar o Chip do Boi para identificação e rastreabilidade eletrônica de seu rebanho. Entre essas vantagens estão o controle sanitário dos animais e a valorização da carne para exportação”.
Texto: Ascom do Ceitec