Brasil e Argentina assinam parceria para fomentar setor de TICs
A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina firmaram um acordo para impulsionar o setor de tecnologia da informação e comunicação (TICs).
De acordo com o presidente da Softex, Ruben Delgado, a parceria com o país sul-americano faz parte da estratégia brasileira de ampliar a cooperação e integração tecnológica com as nações participantes do Mercosul.
“Não entendemos a Argentina como um concorrente nesse segmento, mas como um importante parceiro, já que os países possuem muitas similaridades no setor de software e serviços de TI”, disse Delgado. “Em nossa visão, como estratégia para ampliar a competitividade global das organizações de ambos os países, negócios futuros podem e devem ser trabalhados de forma colaborativa, incluindo a prospecção de novos mercados-alvo”.
Entre as ações previstas pelo acordo está a identificação de setores de expertise em TI, nos dois países, abarcando pesquisas nos segmentos científicos e industriais. A parceria ainda prevê a estimulação de intercâmbio tecnológico e a organização de diversas ações conjuntas para a capacitação de profissionais.
SOFTEX
Criada em 1996, a instituição é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) tem como responsabilidade gerir o Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Programa Softex). Por meio desta iniciativa, mais a entidade beneficia mais de duas mil empresas em todo o território nacional através de uma rede formada por 20 agentes regionais.
Fonte: Agência Gestão CT&I