Brasil e Reino Unido definem estudos em biodiversidade e bioeconomia

A abertura do evento será na terça-feira (3), no Auditório do Bosque da Ciência, com entrada liberada ao público. Foto: Reprodução

O Workshop Brasil-Reino Unido de Biodiversidade e Bioeconomia será realizado no período de 2 a 6, em Manaus. O encontro, coordenado por Inpa e Kew Gardens, terá palestras e debates entre pesquisadores de diversas instituições brasileiras e inglesas.

De acordo com o pesquisador do Inpa, Niwton Leal Filho, um dos organizadores do encontro, o objetivo é identificar a demanda de pesquisas nas áreas abrangidas e delinear temas e projetos de pesquisa de interesse comum, que possam concorrer aos editais a serem abertos pelas fundações de amparo à pesquisa (FAPs) brasileiras com recursos provenientes de fundos do Reino Unido e do Brasil, totalizando 18 milhões de libras anuais durante três anos.

Os Reais Jardins Botânicos de Kew (Kew Gardens) são um complexo em Londres formado por jardins considerados os mais antigos e extensos desse tipo no mundo.

A abertura do evento será na terça-feira (3), no Auditório do Bosque da Ciência, com entrada liberada ao público. Na ocasião, os pesquisadores, que no dia anterior vão visitar a Reserva Ducke, apresentarão suas respectivas instituições e as definições e abordagens pretendidas nos estudos. Nos dias seguintes serão realizadas reuniões separadas em grupos de interesse para propor projetos em parcerias multi-institucionais. O encerramento se dará com a apresentação do relatório final e de proposições.

“A bioeconomia envolve as inovações aplicadas no campo das ciências biológicas abrangendo o desenvolvimento de produtos e processos biológicos nas áreas da saúde humana, da produtividade agropecuária e extrativista, necessitando para isso de novas abordagens da biotecnologia”, explica Leal Filho.

Leia mais. 

Fonte: MCTI, com informações do Inpa