Brasileiro ganha prêmio nos EUA com pesquisa sobre tuberculose

26/01/12 – O médico brasileiro André Báfica, professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), foi um dos ganhadores do prêmio do Instituto Médico Howard Hughes para pesquisadores em início de carreira.

Siga a SECTAM no Twitter!

Por seu trabalho para caracterizar uma proteína da tuberculose que faz com que a doença seja reconhecida pelo sistema imune –e que no futuro pode ser usado para aumentar a eficácia de tratamentos–, Báfica irá receber uma verba de US$ 650 mil para cinco anos de pesquisa.

O médico foi o único brasileiro entre os 28 contemplados – entre os 760 que aplicaram– nesta primeira edição do prêmio, que foi concedido a pesquisadores que chegaram a fazer ciência nos EUA, mas retornaram a seus países.

A China lidera a lista, com sete pesquisadores. Portugal e Espanha vêm atrás, com cinco representantes cada um. Itália e África do Sul empatam com dois representantes de cada país.

Assim como o Brasil, Polônia, Índia, Hungria, Chile, Coreia do Sul e Argentina têm um só vencedor.

Fundada em 1953 pelo excêntrico industrial Howard Hughes (cuja vida foi interpretada no cinema pelo ator Leonardo DiCaprio no filme “O Aviador”), a fundação tem tradição em premiações na área de pesquisa biomédica.

A fundação já tinha um programa de financiamento nesses moldes, mas voltado a cientistas dos EUA.

Fonte: Folha de São Paulo