Brasileiros são eleitos para conselho de entidade científica americana
23/08/2012 – Marcia Barbosa, professora no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), deve assumir o posto de conselheira internacional. Marcelo Gleiser, professor de Física e Astronomia no Dartmouth College, Estados Unidos, foi escolhido para o cargo de conselheiro geral e terá como prioridade melhorar a comunicação entre a academia e o público.
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página CIÊNCIAemPAUTA no Facebook!
Recentemente, Barbosa também foi eleita vice-presidente da International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP). Sam Aronson, do Laboratório Nacional Brookhaven, foi eleito vice-presidente e, pelas regras da sociedade, deve assumir a presidência em dois anos (o vice fica um ano na função para a qual foi eleito, depois um ano na função de presidente-eleito e um na presidência). Paul L. McEuen, da Universidade Cornell, tornou-se chefe-eleito do comitê de indicações.
As eleições ocorrem anualmente na APS, mas não sempre para os mesmos cargos. Os conselheiros, por exemplo, são eleitos paulatinamente. Além de oito conselheiros gerais e um conselheiro internacional, há os representantes das diversas divisões, o chefe do comitê de indicações, o chefe do painel de relações públicas e dois representantes das seções geográficas.
Fonte: Jornal do Brasil (Com informações da Agência Fapesp)