Café de tucumã chama atenção na ExpoT&C
25/07/2012 – Uma pesquisa inovadora chama atenção no estande do Governo do Amazonas, na 64a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Maranhão. Trata-se do trabalho intitulado ‘Preparação do café do coco do tucumã e extração do óleo do tucumã’, desenvolvida no Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho, em Tefé, no interior do Amazona. A pesquisa foi financiada pelo Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter!
Coordenada pela professora de Química, Alessandra Lopes, o estudo resultou em um café à base de tucumã, que é um fruto endêmico da Amazônia, muito apreciado na culinária e no artesanato. O PCE consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
O café de tucumã é apenas um dos produtos que estão integrando o estande do Governo do Estado do Amazonas na ExpoT&C da 64a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento é o maior encontro do meio científico na América Latina, realizado de 22 a 27 de julho, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Ouça o áudio clicando aqui.
Fonte: Agência Fapeam, por Edilene Mafra (Rádio Com Ciência)