Câmara dos Deputados sedia Semana da Pesquisa e Inovação na Agropecuária

A Câmara dos Deputados promove a Semana da Pesquisa e Inovação na Agropecuária, de 3 a 7 de outubro. O evento, uma iniciativa da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), presidida pelo deputado Lira Maia (DEM/PA), reúne seminário, audiência pública e exposição. Traça o percurso da trajetória da agricultura brasileira, com ênfase nas tecnologias e inovações desenvolvidas pela pesquisa e levadas para o campo pela assistência técnica e extensão rural.

Siga a SECTAM no Twitter!

O Seminário Internacional de Inovação Agropecuária foi concebido para ser um espaço que debata os rumos da gestão de inovação na pesquisa, como subsídio ao desenvolvimento científico e tecnológico. Parte-se do princípio de que o ambiente em que a inovação agropecuária ocorre é estratégico para garantir a geração de produtos e serviços. Como decorrência, será também abordada a importância da integração de segmentos do setor no mercado, pesquisa, desenvolvimento e transferência de conhecimento.

A exposição Pesquisa e soluções agropecuárias: para o Brasil, para o mundo traz painéis que contam a história da pesquisa agropecuária brasileira e da assistência técnica e extensão rural, desde seus primórdios. A linha do tempo percorre os primeiros institutos de pesquisa e fazendas-modelo, até chegar ao desenvolvimento de tecnologias que tornaram possíveis, por exemplo, a adaptação de soja e uva às regiões tropicais.

O aumento da produção e produtividade na pecuária bovina, suína, caprina, ovina e avícola está registrado na exposição, como também o de produtos, entre outros, o leite, embutidos, frutas, fibras e essências florestais. As soluções que propiciaram ao campo esse aumento merecem destaque na mostra.

O trabalho das instituições tem presença garantida na mostra. Lá estão a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPAs) e Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATERs) e outras, que fizeram do Brasil o maior produtor mundial de produtos variados e referência na produção de agroenergia.

Integração da Pesquisa Agropecuária, Assistência Técnica e Extensão Rural é o tema da audiência pública, a ser realizada pela CAPADR. Requerida pelos deputados Paulo Piau (PMDB / MG) e Zé Silva (PDT / MG), membros da CAPADR, traz em seu bojo a ideia de garantir à sociedade um acesso melhor às tecnologias agropecuárias geradas, em prol do desenvolvimento sustentável da agricultura nacional. Participam o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, o presidente do Consepa, Evair Vieira de Melo, e o presidente da Asbraer, Júlio Zoé.

A Semana da Pesquisa e Inovação na Agropecuária é uma promoção da CAPADR, com apoio das Frentes Parlamentares da Pesquisa e Inovação e da Assistência Técnica e Extensão Rural. A realização envolve Embrapa, Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa (Consepa) e Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

Serviço

Semana da Pesquisa e Inovação na Agropecuária

Dias 3 (14h30 às 17h) e 4 (9h às 17) – Seminário Internacional de Inovação Agropecuária: para o Brasil, para o mundo (Auditório Nereu Ramos, Anexo II – CD )

Dia 4 (17h30) – Abertura oficial (Salão Verde)

Dia 5 (10h) – Audiência Pública – Integração da Pesquisa Agropecuária, Assistência Técnica e Extensão Rural (Plenário 6,  Anexo II – CD)

Dias 3 a 7 (9h às 19h) – Exposição Pesquisa e soluções agropecuárias: para o Brasil, para o mundo (corredor de acesso ao Plenário, Anexo II – CD)

Mais informações

Secretaria de Comunicação da Embrapa (Secom/Embrapa)

Elizabete Antunes   e Mônica Silveira 

Contato: (61) 3448-4284 / 3448-1717 / 9964-2424

Mônica Silveira (682/05/34/DRT-DF)

Secom/Embrapa

Contato: (61) 344817171

Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental