Capes aprova primeiro doutorado da Rede Bionorte
23/11/2011 – O primeiro doutorado da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Até o fim de dezembro, os biólogos e profissionais de áreas afins poderão se inscrever no curso de doutorado em biodiversidade e biotecnologia.
De acordo com o coordenador da Rede Bionorte no Tocantins, Raphael Sanzio, serão oferecidas pelo menos 50 vagas para toda a região da Amazônia Legal. As aulas serão ministradas pelas universidades federais dos Estados que integram a rede. “No caso dos estudantes tocantinenses as disciplinas básicas serão ministras pela Universidade Federal do Tocantins. Já as especialidades o aluno irá cursar na universidade que é referência naquela disciplina”, explica Sanzio.
O doutorado em rede irá ampliar os conhecimentos dos pesquisadores da região e também a oferta de cursos. A ideia é incentivar pesquisas para a conservação do bioma e o desenvolvimento de um setor industrial com base na biodiversidade amazônica. Serão 99 professores doutores de 18 instituições dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal brasileira.
Fonte: Gestão C&T