Casa Tecnológica traz conceitos de arquitetura sustentável para a SNCT
Já pensou morar em uma casa com paredes de isopor? Essa é a proposta que a Casa Tecnológica traz para o público que comparecer até o próximo sábado (20), das 8h às 18h, a 9ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SNCT), na Estação Ciência (Clube do Trabalhador do Sesi).
Ocupando um espaço de 67 metros quadrados, a casa foi projetada para ser totalmente sustentável. O material utilizado para sua construção foi o isopor, revestido de cimento e massa. Apenas as vigas e o aterro são de concreto para dar sustentação à construção. Também foram utilizadas garrafas pet para a construção do teto da Casa Tecnológica, pois o material melhora a sensação térmica e a acústica de todos os cômodos da casa.
Para que possa se tornar apto a ser usado na construção da casa, o isopor passa por um processo denominado “Sistema Construtivo com Painel de Vedação e Proteção Climática”. De origem europeia, essa nova técnica foi adaptada para a região Norte pela construtora Pessoa Engenharia, com sede no município de Rio Preto da Eva e que atua no mercado há dez anos.
A Economia começa na escolha da iluminação, duas opções foram apresentadas: Led, uma tecnologia que reduz em até 40% o custo da conta de energia. Outra opção é a energia solar, na qual é preciso instalar um painel solar para captar energia e esta depois ser passada para um conversor e abastecer todas as dependências da casa, com uma economia de 80% comprovada.
CASA TECNOLÓGICA NA ESTAÇÃO CIÊNCIA
A iniciativa de trazer a Casa Tecnológica para exposição na Semana de C&T surgiu após a ideia da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) em criar um estande temático no qual pudessem ser expostos lançamentos de produtos tecnológicos e sustentáveis.
A exposição de produtos paz farte de uma parceria com a empresa Bemol. Na sala uma TV com tecnologia 3D e comando de voz recebe o público, o sofá também é desenvolvido por empresa amazonense. Na garagem um carro ecológico, o EcoFusca, e no ‘quintal’ uma churrasqueira a gás que pode funcionar como fogão e tem os gastos reduzidos pela metade além de diminuir o impacto ambiental por não usar carvão.
As fragrâncias, sabonetes e cremes encontrados no banheiro são da empresa manauara de cosméticos, AmazonGreen. “É muito gratificante poder expor na SNCT nossos produtos, ajuda a desenvolver a marca e a despertar pessoas com potencial criativo para serem a nova mão de obra deste mercado” disse o jovem empreendedor Gonçalo Portela, 20.
SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada no Amazonas pela SECTI-AM, sendo considerado o maior evento da área no Estado. A edição 2012 da SNCT possui como tema “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Apesar do nome, as atividades da Semana Nacional de C&T começaram no início de outubro e irão se estender até o fim do mês. Mais de 3800 atividades serão desenvolvidas por cerca de 80 instituições em todos os 62 municípios do Amazonas.
Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Laize Minelli