Catálogo do PPSUS reúne resultados de 27 projetos desenvolvidos no Amazonas

O Catálogo visa a divulgação dos resultados alcançados no PPSUS e contribuir para a transferência de tecnologia entre pesquisadores e gestores. Foto: Érico Xavier/Fapeam

Com o objetivo de fomentar pesquisas voltadas à melhoria da assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País, foi lançado,  no dia 23, no auditório Luiz Montenegro, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), o  Catálogo do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS).

A publicação é fruto de parceria entre Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) com as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e de Saúde (Susam), além das parcerias com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), e  o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nesta edição foram lançadas 27 pesquisas realizadas no Estado, nas áreas de doenças transmissíveis; doenças não transmissíveis; saúde de populações em situação de vulnerabilidade; comunicação e informação em saúde; políticas públicas e gestão em saúde; doenças negligenciadas, outras doenças e agravo; e vigilância em saúde.

“O propósito do catálogo é disponibilizar os resultados das pesquisas aos gestores públicos da área de saúde”, comentou o secretário de Estado de CT&I, Odenildo Sena, ao falar da importância desses estudos para o avanço da saúde e da qualidade de vida da população do Amazonas.

Durante a solenidade, a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão destacou o volume de recursos aportados para o programa. “É com muita alegria que acompanhamos o lançamento do Catálogo PPSUS, porque o Amazonas possui grupos de pesquisa consolidados. Na primeira edição do PPSUS no Amazonas (2004) foram executados cerca de R$ 1,372 milhão, recursos utilizados para financiar 13 projetos de pesquisa. Na segunda edição (2006) foram aprovados 18 projetos. Em 2009, mais 28 projetos para um aporte de R$ 2,964 milhões”, afirmou lembrando que a finalidade do programa é atender às demandas que surgem da população.

AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

O lançamento foi precedido por um Seminário de Acompanhamento e Avaliação do PPSUS, com mesas-redondas formadas por pesquisadores e gestores. A primeira mesa-redonda foi mediada pelo pesquisador, Marcus Lacerda, que na ocasião representou o secretário de Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim. O debate girou em torno dos ‘Investimentos e a aplicabilidade dos recursos’.

Para Lacerda, o Seminário de Acompanhamento e Avaliação do PPSUS é uma das etapas mais importantes do programa. “A discussão permite avaliar os resultados e onde podemos aplicá-lo, aprofundando experiências exitosas e iniciativas inovadoras”, explicou.

Segundo Maria Olívia, o Programa tem apresentado resultados importantes para a melhoria da qualidade de vida da população na área de desenvolvimento científico em saúde. “A Fapeam pôde identificar, em debate com os pesquisadores e instituições de ensino superior, as principais linhas de pesquisas para termos mais ações pontuais”, enfatizou.

Fonte: Agência Fapeam, por Adriana Pimentel