Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho é inaugurado no AM
Com a missão de fomentar e apoiar o avanço do conhecimento científico e tecnológico, pesquisadores do Amazonas já podem contar com o Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Sinapad é um sistema de processamento de arquitetura distribuída, desenvolvido e coordenado pelo Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC por meio de Centros Nacionais de Processamentos de Alto Desempenho (Cenapad).
No Amazonas, o Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad) está localizado no Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa), instituição responsável por prover a infraestrutura computacional capaz de responder à demanda de ensino e pesquisa por processamento de desempenho elevado e por alta capacidade de armazenamento e recuperação de dados.
A inauguração ocorreu no final de outubro e contou com a participação do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp e do secretário executivo do Sinapad, Antonio Tadeu Azevedo Gomes.
A computação de alto desempenho baseia-se no conceito de agrupamento (vários processadores conectados), processando em conjunto, como se fossem uma máquina única, com segurança, facilidade de acesso e confiabilidade. Este recurso diminui o tempo de processamento, permitindo que pesquisadores investiguem problemas em escalas maiores, diferentemente dos métodos adotados na computação convencional.