Centros de Convivência promovem atividades físicas durante a 10ª SNCT

CIÊNCIAEMPAUTA, POR SÉFORA LITAIFF

Jovens, crianças e idosos praticando exercícios durante as atividades da SNCT. Foto: Séfora Litaiff/CiênciaemPauta

Desenvolver exercícios físicos e desportivos visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente dos idosos, é o intuito de uma das atividades realizadas nos Centros de Convivência do Estado (CECF/CECI), durante 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

As ações vão até esta sexta-feira (01) e fazem parte de uma parceria entre os Centros e as Secretarias de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) e da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).

De acordo com a chefe do Departamento de Proteção Social Básica da Seas, Silvia Severiano, as atividades esportivas como futebol, capoeira, musculação, ginástica, hidroginástica e caminhada orientada vão acontecer em diversos horários nos CECF’s Magdalena Arce Daou, no bairro Sto Antônio; Pe. Pedro Vignola – Cidade Nova; André Araújo – Raiz; 31 de Março – Japiim; Profª. Teonízia Lobo de Carvalho – Amazonino Mendes; Maria de Miranda – Alvorada e o CECI de Aparecida, no bairro Aparecida.

“Os Centros buscam trabalhar a convivência social de modo a fortalecer vínculos familiares e comunitários, construindo relações, sentimento de identidade, a fim de contribuir no processo de conhecimento e desenvolvimento das famílias e dos indivíduos na sociedade”, disse Severiano.

Para a Supervisora Técnica do CECF Pe. Pedro Vignola da Cidade Nova, Fabiola Rodrigues, as expectativas são que as atividades promovam a saúde das crianças, jovens, adultos e idosos. “Diariamente recebemos cerca de 3 mil pessoas no Centro para praticar diversos exercícios, nas áreas de cultura, prática esportiva, técnicas dentre outras, com objetivo de integrar pessoas e comunidades”, concluiu.

ATIVIDADES DA 10ª SNCT

Segundo dados  do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a SNCT 2013 registra até o momento 28.035 atividades, que estão sendo realizadas em 642 cidades brasileiras, oferecidas por  961 instituições ligadas à SNCT.

No Amazonas todos os 62 municípios estão participando da SNCT. O Estado já inscreveu  9.096 atividades  e continua na liderança.

Esse quantitativo, que superou as expectativas, tem sido possível  graças a parcerias que envolvem 54 instituições.

Entre as atividades oferecidas  estão o “Portas abertas”, “Café Científico” e o “Papo Ciência”, que visam debater a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte,  estimular e promover a pratica esportiva para a melhoria da qualidade de vida  em escolas, universidades, comunidades e locais públicos.

CIÊNCIAemPAUTA, por Séfora Litaiff