Chamada Pública para bolsa de Graduação Sanduíche na Itália

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informa que a Universidade de Bologna e a Secretaria Técnica do programa Ciência sem Fronteira – Itália (CsF) convida alunos de graduação para participarem da Chamada Pública para Bolsa de Graduação Sanduíche na Itália, que foi aberta no dia 20 de novembro.

O Programa Ciência sem Fronteiras visa propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de
graduandos e graduados.

Serão 2411 vagas distribuídas para diversas áreas. Para Engenharia, 1075 vagas serão disponibilizadas. Saúde, Indústrias Criativas e Design, Meio Ambiente, ICT, Biologia, Química, Física e Matemática, Farmácia, Ciência dos Alimentos e Geologia estão entre as áreas. Graduandos, graduados poderão se candidatar.

No quesito proficiência linguística, destaca-se que para o candidato poder se beneficiar da bolsa CsF deverá ter, no mínimo, um nível básico de língua italiana.

Os candidatos homologados por seu Instituto de Ensino Superior (IES), que antes do encerramento da fase de inscrição do edital, a partir de Janeiro de 2013 ainda não tenham atestado de proficiência em língua italiana ou que não puderam participar das provas de proficiência Lato sensu na modalidade presencial (ProfLS), poderão candidatar-se sem apresentar uma certificação de língua italiana, desde que realizarão o teste de proficiência Lato sensu na modalidade online (ProfLS online), tendo conseguido uma pontuação mínima de 30/100.

A descrição das modalidades, os requisitos para candidatura à bolsa de graduação Sanduíche na Itália e os benefícios de cada bolsa estão descritos no edital no site da UEA.