Ciclo de Debates aborda expressões artísticas na cidade

O Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano chega a sua última fase trazendo a arte urbana como tema central. De que maneira a arte urbana se constrói? Quais são os desafios para quem produz e pesquisa essa forma de expressão? Estes e outros assuntos serão abordados durante o evento, programado para acontecer na próxima sexta-feira, dia 27 de maio, no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/Ufam).

A programação iniciará às 8h30, com o credenciamento dos participantes previamente inscritos através do Blog do Mediação. Às 9h, os artistas convidados participarão da mesa de abertura, intitulada ‘Arte urbana: expressões criativas da cidade’.

Já estão confirmados os grafiteiros Rogério Arab e Thaizis Isy, além do rapper Adriano Richards, que falarão sobre suas experiências artísticas. O professor do curso de Artes Plásticas da Ufam, Valter Mesquita, atuará como mediador da mesa.

Em seguida, a aluna do curso de Artes Plásticas da Ufam, Bárbara Teófilo, apresentará seu projeto de pesquisa, ‘Grafite como linguagem da cidade: um estudo da comunicação a partir das interferências do espaço urbano na manifestação do grafite na cidade de Manaus’, que está em andamento no âmbito do Pibic/Ufam, com bolsa do Paic/FAPEAM e orientação da professora Mirna Feitoza, do Departamento de Comunicação da Ufam e líder do Mediação.

A pesquisa sobre grafite de Bárbara Teófilo foi selecionada para participar do 10º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte (Intercom Norte), que acontece no início de junho, em Boa Vista (RO).

Outras surpresas estão sendo programadas para o evento e em breve traremos mais novidades. Siga o Blog do Mediação e fique atualizado.

Inscrições


Ainda dá tempo de se inscrever gratuitamente no Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano. Basta clicar aqui e preencher o formulário até o dia 26 de maio.

Aqueles que já participaram da primeira e/ou segunda fase do ciclo não precisam realizar a inscrição online, tendo apenas que comparecer para o credenciamento e aproveitar o evento.

Programação

 

27 de maio de 2011, 8h30 às 12h

Intervenções: Arte Urbana: Expressões Criativas da Cidade

8h30: Credenciamento

9h: Mesa de abertura, com artistas convidados

Mediador: Valter Mesquita (Ufam)

9h30: Apresentação do projeto de pesquisa: Grafite como linguagem da cidade: um estudo da comunicação a partir das interferências do espaço urbano na manifestação do grafite na cidade de Manaus

Expositora: Ana Bárbara de Souza Teófilo (bolsista do Pibic/Ufam, Paic/FAPEAM)

Mediadora: Mirna Feitoza (Ufam)

Convidados confirmados

Adriano Richards: rapper e apresentador do programa de TV ‘Comunidade Hip Hop Tv Ufam’.

Rogerio Arab: natural de Belém (PA), reside em Manaus desde 1994. Iniciou sua carreira em 1989, no graffiti vandal e expandiu para o graffiti artístico em meados de 98/99, ao expor seus trabalhos em cidades como Belém, Boa Vista, Macapá, Porto Velho, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e em Caracas (Venezuela). Também já expôs trabalhos na ‘Pixo’ em 2006 e ‘10PRA MIL’ em 2009. Principal organizador dos maiores eventos de graffiti do Norte, Arab foi o único artista de graffiti da região Norte/Nordeste a ser indicado para o prêmio HUTUZ 2008 (premiação brasileira para artistas de Hip Hop). Com um estilo único e original se inspira o artista se inspira na cultura Marajoara, para realizar seus trabalhos que estão espalhados nas principais avenidas de Manaus.

Thaizis Isy: natural de Manaus (AM), desde cedo começou a desenhar e é hoje uma das representantes do graffiti feminino no Amazonas.Começou a grafitar nas ruas da capital em 2008 e participou dos principais eventos de graffiti da cidade. Suas personagens são geralmente delicadas, femininas e com um estilo introspectivo. Isy frequentou cursos com formação complementar e Oficinas de Animação, Desenho Artístico, Teoria da Cor e Pintura, além de cursar Artes Plásticas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Sobre o Ciclo de Debates


O Ciclo de Debates ‘Comunicação no Espaço Urbano’ apresenta-se como ação extensionista do projeto de pesquisa ‘Espaços semióticos urbanos: um estudo da comunicação a partir das interferências do espaço urbano na dinâmica dos sistemas de signos’, coordenado pela Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Primeiros Projetos (PPP).

Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização da Ufam, o evento tem como objetivo principal refletir sobre a cidade como espaço de produção de linguagem e de comunicação e está sendo realizado em três edições, nos meses de março, abril e maio de 2011, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

As duas primeiras edições do Ciclo de Debates foram desenvolvidas por meio de mesas-redondas e palestras sobre os processos e produtos comunicativos manifestos na cidade, tendo como foco o jornalismo e a publicidade. A terceira edição destaca as expressões criativas que habitam a cidade, colocando em evidência as artes urbanas.

Promovido pelo Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação (certificado pela Ufam no CNPq), em conjunto com o Departamento de Comunicação Social e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, o evento pretende aproximar a universidade dos setores e agentes envolvidos na construção dos processos e produtos comunicativos que circulam na cidade, tais como: empresas e profissionais de jornalismo, de publicidade e de design; além de performers e outros interventores ligados às artes urbanas, como grafiteiros, rappers e MCs.

Fonte: Blog Mediação, via Agência FAPEAM