“Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza” será o tema da 64ª Reunião da SBPC

13/01/2012 – Estão abertas as inscrições para a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 22 a 27 de julho de 2012 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís (MA). O evento é gratuito e aberto ao público.

Siga a SECTAM no Twitter!

O encontro deste ano tem como tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”. Conforme destacou o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena, este tema é interessante porque fala de conhecimento tradicional para a solução de problemas do dia a dia. “Eu creio que mais uma vez o tema se encaixa muito nas nossas pretensões, ou seja, nós vamos priorizar a participação de instituições do estado que dêem resposta a este tema. Eu creio que nós temos tudo para novamente brilhar muito”, antecipou o secretário.

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM) já está realizando as reuniões iniciais para o planejamento da participação na 64ª Reunião da SBPC, por meio de estandes na ExpoT&C, uma das maiores mostras de ciência, tecnologia e inovação, que integra exposições de universidades, institutos de pesquisa e agências de fomento.

“Nos últimos cinco anos, o Amazonas tem marcado presença neste evento por meio da Secretaria de C&T, que leva diversas instituições do estado que compartilham resultados de pesquisas e de inovação tecnológica”, disse Odenildo Sena. “O que a gente quer é reforçar nossa presença. O Amazonas tem conquistado destaque na área de ciência e tecnologia no Brasil. Nosso propósito é, sobretudo, mostrar a força do Amazonas na ciência”, afirmou.

Além da ExpoT&C, diversas atividades serão oferecidas durante seis dias, como conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros e sessões especiais, das quais participarão cientistas de todo o país para discutir políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação, educação, saúde e meio ambiente.

Diariamente haverá uma sessão de pôster para apresentação de trabalhos científicos ou de técnicas ou experiências de ensino e aprendizagem. Serão oferecidas ainda dezenas de minicursos, voltados tanto para universitários e pesquisadores como para professores do ensino básico.

Qualquer pessoa pode participar, sem inscrição prévia, da maioria das atividades. A inscrição e o pagamento de taxa são necessários apenas para aqueles que pretendem apresentar trabalhos científicos, que queiram participar de um dos minicursos ou receber a programação impressa.

Inscrições e mais informações: www.sbpcnet.org.br/saoluis

CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM, com informações do Jornal Estado de São Paulo