Ciência na Manaus de João Barbosa Rodrigues
Em palestra hoje (23/09), a escritora Etelvina Garcia usará o exemplo do extinto Museu Botânico do Amazonas para analisar o panorama da ciência na Manaus do final do século XIX. Apresentação acontecerá às 17h na sede administrativa do Museu da Amazônia (Musa) – Rua EG nº 11A, Conjunto Morada do Sol – Aleixo.
Em uma época em que o rio Amazonas era aberto para navegação e os investimentos estrangeiros tornavam-se abundantes, ocorreu em Manaus o que Etelvina chama de "esvaziamento do espaço para a Ciência".
Em sua palestra, a escritora analisará o que aconteceu "naquela Manaus dos anos 1880, que começava a se desfazer da simplicidade índia do tempo dos Cabanos e a mostrar, envaidecida, os primeiros sinais de riqueza da era da borracha".
Etelvina Garcia, jornalista e escritora amazonense, 71 anos, dedica-se ao estudo da História e da problemática econômico-social da Amazônia. Entre outros, foi editora de Educação do O Jornal, dos Diários Associados, do Rio de Janeiro, superintendente da Manaustur (Empresa Municipal de Turismo) e coordenadora do Programa Corredor Cultural, da Prefeitura de Manaus. É diretora-proprietária da Norma Editora e autora de diversos livros, como "O Poder Judiciário na História do Amazonas", "Amazonas, Notícias da História – Período Colonial" e "Manaus, Referências da História".
Serviço
Palestra: Ciência na Manaus de João Barbosa Rodrigues
Palestrante: Etelvina Garcia
Data: 23 de setembro
Horário: 17h
Local: Rua EG nº 11A, Conjunto Morada do Sol – Aleixo
Entrada gratuita
Fonte: Museu da Amazônia