‘Cientista deve buscar áreas produtivas’ diz reitor da UFMA
20/07/12 – Já começou a contagem regressiva para a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC, que será realizada no campus da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís. A abertura da reunião vai ser neste domingo (22).
Siga CIÊNCIAemPAUTA no Twitter!
O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado conta como foi feita a escolha do tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”. "Desde o início, quando a SBPC foi criada, ela sempre trabalhou com a parte de inovação e tecnologia, mas também discutindo temas de nacionais e internacionais sobre sustentabilidade e meio ambiente. Fizemos uma enquete no nosso site e discutimos qual seria o tema mais interessante para este ano para o nosso Estado.
A cultura diversificada do nosso Estado entrou forte nessa área, sobretudo como alternativa de políticas de enfrentamento da pobreza no mundo, no nosso país e da nossa região, aliadas à ciência. Estamos há mais de um ano discutindo com vários seguimentos na nossa sociedade, com grandes parceiros, organizações não governamentais, e fomos buscar da base dos seguimentos das comunidades toda essa cultura e diversidade. Será um momento muito rico onde a cultura do Maranhão vai se expressar de várias maneiras", explicou.
Sobre o papel das universidades no enfrentamento da pobreza, o reitor afirma que o conhecimento produzido nas universidades deve ser sempre voltado para ganhos na sociedade. "Deve-se aliar a cultura popular ao conhecimento científico e fazer com que aquele determinado invento possa ser transformado numa forma produtiva, que possa ter renda. O que o cientista precisa é sair do seu laboratório e interagir mais com a sociedade e, ao mesmo tempo, buscar as áreas produtivas", disse.
Confira o vídeo AQUI.
Fonte: G1 – Maranhão (com informações da TV Mirante)