Cientistas revelam mecanismo usado por ratos para evitar câncer

Um estudo revelou o mecanismo que os ratos-toupeira-pelado têm para evitar câncer. A novidade pode levar a estudos para tratar ou prevenir a doença em humanos.

Para chegar à descoberta, o pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, isolaram as células fibroblastos de duas espécies do animal, que pode viver até 21 anos, ao contrário de outros roedores, que têm um tempo de vida de aproximadamente quatro anos.

Os cientistas forçaram os fibroblastos a crescer rapidamente, estimulando o câncer e forçando as células a produzir interferon, uma proteína produzida pelo sistema imunitário. As células que cresciam rapidamente logo morreram. O mecanismo atribuído à defesa foi a substituição de aminoácidos contidos em uma proteína que gera mutações geralmente encontradas em tumores humanos.

A hipótese dos autores é de que o fenômeno evoluiu em ratos para protegê-los contra a privação de oxigênio em túneis subterrâneos. A sugestão é que os roedores que vivem mais tempo que o normal conseguiram desenvolver adaptações contra o câncer.

Fonte: O Globo