Circuito da ciência reúne alunos e parceiros para comemorar o aniversário do Bosque
Para o coordenador do Projeto, Jorge Lobato, o circuito é um das provas que o Inpa vem cumprindo o papel de socializar o conhecimento produzido nos laboratórios. “Os indicadores mostram que já são mais de 35 mil pessoas, diversas comunidades e escolas da cidade de Manaus que passam pelo Circuito e principalmente que ainda existe a necessidade de fortalecer essas ações”, destacou.
De acordo com o Deputado estadual, Luiz Castro, as informações transmitidas dentro do bosque aproximam os alunos do trabalho científico desenvolvido pela Instituição. “Não é uma informação abstrata, é uma informação que permite as pessoas sentirem o cheiro, observarem as cores, pisar no chão da floresta, ou seja, cria-se uma relação mais próxima desses jovens com o trabalho científico e com a natureza que é objeto desse trabalho”, disse.
Castro ressaltou ainda a importância do projeto desenvolvido pelo Inpa e enfatizou que para ações como esta poderem ser disseminadas é preciso também a iniciativa de instituições municipais e estaduais. “Esse é um processo de educação valiosíssimo, onde o Inpa é pioneiro e no meu entendimento isso deve ser mais ampliado pelo governo Estado, prefeituras, universidades e reservas, para que isso aconteça o tempo todo. Precisamos seguir o bom exemplo do Inpa nas outras esferas e fazer esse trabalho de uma forma permanente, sistemática e aí sim vamos poder dizer que os nossos jovens possuem educação ambiental, que é o que se faz no circuito da ciência”.
O circuito de palestras sócio-ambientais contou com oficinas e exposições que abordaram temáticas como malária e dengue, leishmaniose, nutrição, tartarugas da Amazônia, invertebrados terrestres vivos, insetos aquáticos, mamíferos aquáticos da Amazônia, conhecendo o corpo humano, pirogravuras em papel reciclado e mundo microscópico. A didática descontraída com que as oficinas são transmitidas para os estudantes tem sido um dos grandes atrativos do evento.
Segundo o senador, João Pedro, a iniciativa do projeto orienta o futuro dos estudantes. “O Instituto abrir suas portas no final de semana para juventude é interagir com a sociedade, por isso considero de grande relevância os pesquisadores mostrarem suas pesquisas, interagir com a sociedade no sentido de que ela compreenda a importância da água, da floresta em pé, do manejo com os peixes e principalmente aprende isso em uma idade muito propícia para assimilar as informações científicas corretas”.
Destaque
A Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) e o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa levaram ao Circuito quatro estações de conhecimento sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia. A curiosidade dos jovens e a vontade de registrar este momento, movimentou as atividades no Parque Aquático Robin C. Best no Bosque da Ciência.
Em uma das estações, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a cadeia alimentar e anatomia dos Peixes-bois da Amazônia (Trichechus inunguis) além da sua importância no ciclo natural e sua contribuição para a natureza. O contato com ossos reais de peixes-bois e as principais diferenças e semelhanças em comparação com a estrutura óssea humana foram apresentadas na estação sobre a osteologia (estudo dos ossos).
O trabalho de reabilitação de filhotes de peixes-bois em cativeiro realizado pela Ampa em parceria com o LMA que conta com o apoio da Petrobras Ambiental e o Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia Criados em Cativeiro chamou a atenção dos jovens. Outro mamífero aquático da Amazônia que os jovens puderam conhecer melhor e ter um contato mais próximo foi a Ariranha (Pteronura brasiliensis). Esta espécie chama a atenção pelo som (vocalização) peculiar que produz.
Parceiros
O Circuito da Ciência é realizado pela Coordenação de Extensão (COXT) do Inpa, por meio do patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia e tem como apoiadores : Sesc Amazonas, Sesi, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), Secretária de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), Magistral, Museu da Amazônia (Musa), Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), Brothers, ADCAM, Projeto Ação Transformação Ação, Assinpa e Lapsea/Inpa.
Fonte: Inpa, via MCT