Clima dos oceanos pode influenciar nas chuvas da Amazônia

Uma pesquisa desenvolvida no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) identificou até que ponto o clima dos oceanos Atlântico e Pacífico e os solos da nossa região influenciam no período chuvoso da Amazônia.

Intitulado ‘Estudo do potencial de previsibilidade climática para a Amazônia: influência da forçante oceânica e continental’, o estudo foi financiado com recursos do Programa Primeiros Projetos (PPP), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os resultados foram apresentados durante o Seminário de Avaliação FAPEAM/CNPq, ocorrido no Inpa.

Segundo o coordenador da pesquisa, Luiz Antônio Cândido, do Inpa, o solo amazônico tem um grande potencial para interferir nas mudanças climáticas da Região. “As condições úmidas e temperatura ocasionam muitos processos que acontecem na superfície, entre elas, se o dia vai estar mais frio ou o quente, ou quanto será a quantidade de água perdida pelo rio. Tudo isso se traduz em processos importantes para a chuva e reciclagem da água”, afirmou.

Os Fenômenos El Niño e La Niña

O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical e que afeta o clima regional e global, mudando os padrões dos ventos. Já o La Ninã é o oposto sendo o responsável pelo esfriamento anormal em águas do Oceano Pacifico Tropical, produzindo ventos mais intensos no sentido contrario. Porém, nem sempre uma área afetada pelo El Niño pode sofrer impactos significativos no tempo e clima devido ao La Niña.

Mais informações sobre os fenômenos, clique aqui.

Resultados

Ficou comprovado que a Amazônia tem um regulador importante para as precipitações na região. A umidade do solo traz uma porcentagem considerável através das simulações feitas entre oceanos, atmosfera e superfície continental. Através de alguns sensores espalhados pela cidade foram comprovadas as variáveis precipitações que a Região Amazônica recebe diferentes épocas do ano.

Sobre o PPP

O Programa Primeiros Projetos (PPP) da FAPEAM, em parceria com CNPq, consiste em apoiar a instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas e particulares, sem fins lucrativos, de Ensino Superior e/ou de pesquisa sediadas ou com unidades permanentes no Estado do Amazonas visando a dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos, em quaisquer áreas do conhecimento.

Fonte: Agência FAPEAM, por Rafaela Vieira (redação) e Carlos Fábio Guimarães (edição)