SECTI-AM e CMA assinam acordo de cooperação

CIÊNCIAemPAUTA, por Marlúcia Seixas

O acordo foi assinado na tarde desta quarta-feira, 25, pelo titular da SECTI, Odenildo Sena, e pelo comandante general-de-Exército, Eduardo Villas Bôas. Foto: Marlúcia Seixas/CIÊNCIAemPAUTA

Com o objetivo de aproximar ainda mais as instituições da área de Ciência, Tecnologia e Inovação, um acordo de cooperação técnico-científica foi assinado entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM) e o Comando Militar da Amazônia (CMA).

A parceria foi firmada na tarde desta quarta-feira, 25, pelo titular da SECTI-AM, Odenildo Sena, e pelo comandante general-de-Exército, Eduardo Villas Bôas.

Dentre as finalidades do acordo estão, principalmente, a de intercambiar informações, acessar infraestruturas de telecomunicações e compartilhar conhecimento, tecnologias e experiências para promover o desenvolvimento em CT&I na Amazônia.

A colaboração entre CMA e SECTI-AM já vinha sendo articulada há algum tempo e foi amplamente discutida na 2ª Reunião extraordinária do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa, realizada em julho deste ano, no auditório do 4º Centro de Telemática de Área (CTA) do Exército, no bairro da Ponta Negra, zona Oeste.

Para Odenildo Sena “há muitas ações do Comando Militar da Amazônia que têm afinidades com as que são desenvolvidas em instituições de ciência e tecnologia no Estado. O que se pretende com este acordo de cooperação, dentre outras coisas, é estreitar relações entre o CMA e as instituições de ensino e pesquisa”.

Segundo o general Villas Bôas, essa interação é muito importante para a região e vai favorecer as ações em saúde, educação, segurança e meio ambiente.

O ato da assinatura do acordo foi acompanhado pelo tenente coronel Marcelo Nogueira, do 4º CTA, e pela secretária executiva da SECTI-AM, Dra. Ana Alcídia Moraes.

Durante o encontro foram compartilhadas informações sobre os avanços em CT&I no Amazonas, desde a implantação do sistema público que completa dez anos.

O 4º CTA é responsável pela supervisão dos sistemas de informática e de comunicações do Exército. Atua no apoio de telemática às organizações militares da área da 12ª Região Militar que atinge os estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

LEIA MAIS…

>>Tecnologia da informação na Amazônia Ocidental é discutida em Simpósio

>>  Nova proposta para interligação digital é apresentada no Fórum de Gestores

CIÊNCIAemPAUTA, Marlúcia Seixas