CNPq aceita denúncias contra cientista da USP
Uma comissão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aceitou nesta segunda-feira (04), as denúncias feitas no início do ano contra o pesquisador e diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), Rui Curi, e determinou que elas passem pela análise técnica de um especialista.
Curi tem três acusações pendentes contra ele: duas de manipulação de dados e uma, de autoplágio. Uma decisão sobre a “culpabilidade” do cientista só deverá ser tomada na próxima reunião da Comissão de Integridade na Atividade Científica (Ciac), do CNPq, prevista para o fim de abril. Caberá ao especialista determinar se os erros identificados em trabalhos publicados por Curi, em colaboração com alunos e outros cientistas, foram acidentais ou intencionais.
“Deverá ser alguém que entende das técnicas utilizadas nos trabalhos e que não tenha conflitos de interesse”, disse o presidente da Ciac, Paulo Beirão.
As acusações anônimas foram publicadas em dezembro de 2012, no blog de denúncias Science Fraud. O site foi retirado do ar em janeiro deste ano, mas as denúncias chegaram ao CNPq e à reitoria da USP, que também investiga o caso. Curi, segundo as denúncias, teria manipulado resultados de experimentos apresentados em alguns trabalhos. Ele reconheceu que há erros nas publicações, mas afirma que foram erros de edição, não intencionais, e que não alteram as conclusões dos estudos. Um dos trabalhos envolvido nas denúncias foi retratado e três, oficialmente corrigidos.
Fonte: O Estado de São Paulo