CNPq anuncia jornalista vencedor do Prêmio José Reis
O repórter Herton Escobar, do jornal O Estado de S. Paulo, foi o vencedor do 34º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, na categoria Jornalista em Ciência e Tecnologia, entre 28 candidatos.
Foram avaliadas a qualificação, a experiência e a trajetória profissional na divulgação de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em veículo da grande imprensa nacional, além da relevância da produção e da visão critica de sua produção sobre as políticas públicas da área. O agraciado receberá R$ 20 mil, além de diploma, passagem aérea e hospedagem para participar da 66ª Reunião Anual da Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco.
Os jornalistas Bernardo Esteves, da Revista Piauí, e Verônica Falcão, do Jornal do Commercio, receberam a menção honrosa pela significativa contribuição na divulgação de CT&I. Ambos receberão um diploma pela participação.
A Comissão Julgadora foi composta por Antonio Carlos Pavão, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Isaac Roitman, da Universidade de Brasília (UnB), Silvania Sousa do Nascimento, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mariluce de Souza Moura, da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC), Rui Seabra Ferreira Junior, da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), e Marcelo Knobel, da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC).
SOBRE O PREMIADO
Jornalista especializado em ciência e meio ambiente, Herton Escobar é repórter de O Estado de S. Paulo desde 2000. Tem mais de 1.700 reportagens publicadas nos formatos impresso e digital. Foi bolsista do Programa de Jornalismo Científico do Marine Biological Laboratory (MBL), em Woods Hole, e da Knight Science Journalism Fellowship, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em parceria com a Universidade Harvard.
Fonte: MCTI, com informações do CNPq