CNPq anuncia vencedores do XXVII Prêmio Jovem Cientista

Esta edição bateu um novo recorde de inscrições em todas categorias, 3.226. . Foto: CNPq

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, anunciou, na terça-feira (19), os vencedores do XXVII Prêmio Jovem Cientista, em Brasília.

Tendo como tema “Água: desafios da sociedade”, esta edição premiou estudantes e jovens pesquisadores, escolas e universidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraná e Pará, que contribuíram para os avanços tecnológicos, sociais, econômicos e sustentáveis dos recursos hídricos nacionais.

Para o presidente do CNPq, a escolha da temática Água: desafios da sociedade, está alinhada com a Política Nacional de Recursos Hídricos do Governo Federal e com o Ano Internacional de Cooperação pela Água, promovido pela Unesco. “O planeta depende desse bem fundamental. É importante que os jovens tenham consciência sobre isso”, ressaltou.

RECORDE

Neste ano, o Prêmio Jovem Cientista bateu um novo recorde de inscrições em todas as categorias. Recebeu 3.226 inscrições de todo o país, sendo 384 na categoria Mestre e Doutor, 301 na categoria Estudante do Ensino Superior e 2.541 na categoria Estudante do Ensino Médio. A premiação consiste em R$ 700 mil, distribuídos em bolsas de estudo, quantias em dinheiro, laptops, participação na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), visitas as unidades fabris e de pesquisa da GE e publicação das pesquisas em livro próprio.

Os candidatos ao XXVII Prêmio Jovem Cientista da categoria Estudante do Ensino Médio tiveram o desafio de abordar em suas linhas de pesquisa questões ligadas à gestão de bacias hidrográficas, tratamento e reuso da água, a relação entre a água e saúde pública, a utilização da água para geração de energia e tecnologias de dessalinização.

Já nas categorias Mestre e Doutor e Estudante do Ensino Superior foram definidas as seguintes linhas de pesquisas: gestão inovadora aplicada a gestão ambiental, tecnologias para despoluição, ecotecnologias no tratamento, esgotos domésticos, águas pluviais e despoluição, uso racional e eficiente, uso de tecnologias de sensoriamento remoto na avaliação dos recursos hídricos, uso da água e da energia e aplicação de tecnologias inovadoras, uso de membranas no tratamento, gerenciamento no meio urbano, eventos hidrológicos extremos e sistemas de alerta, e impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos.

Para conhecer os ganhadores clique aqui.

Fonte: CNPQ