CNPq lança o 25º Prêmio Jovem Cientista

Filtros elétricos sintonizáveis, cinzas de carvão, embriões de ostras, células-tronco, bananas, sucata eletrônica, borboletas, algas e cascas de camarão. A diversidade dos materiais usados por vencedores do Prêmio Jovem Cientista, em suas 24 edições, mostra os desafios que os pesquisadores enfrentaram para transformar cada um deles em soluções para problemas encontrados no dia a dia. 

Nos laboratórios e centros de pesquisa de todas as regiões brasileiras, eles fizeram descobertas e inovaram em áreas fundamentais para a sociedade, como telecomunicações, saúde, energia, agricultura, educação e meio ambiente.  Uma história que se confunde com a produção científica brasileira das últimas décadas, e que, assim como o Prêmio, sempre se renova, ao dar oportunidades para mais estudantes e pesquisadores.

Ao completar 25 edições, e 30 anos de existência, o Prêmio Jovem Cientista lançou  nesta quarta-feira (27/04), às 18h, no Teatro Nacional, em Brasília, o tema da edição desse ano: Cidades Sustentáveis. O lançamento acontece no evento de comemoração dos 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), idealizador do Prêmio, quando será assinado acordo de cooperação entre os parceiros da iniciativa. Criado em 1951, o CNPq é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia, destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação dos recursos humanos para a pesquisa no Brasil. 

Assinam o acordo de cooperação da 25ª edição do Prêmio o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, a vice-presidente do Instituto Gerdau, Beatriz Gerdau Johannpeter, o presidente da GE Corporate – Brasil, João Geraldo Ferreiro, e o superintende executivo da Fundação Roberto Marinho, Nelson Savioli.

O Prêmio

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a General Electric do Brasil (GE). Quatro categorias são premiadas: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, e Mérito Institucional. Há ainda uma Menção Honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio. Os orientadores das três categorias e as escolas dos três classificados do Ensino Médio são agraciados com laptops, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de aprendizagem.

Na categoria Mérito Institucional serão premiadas duas instituições – uma de ensino médio e outra de ensino superior – às quais estiverem vinculados o maior número de trabalhos com mérito científico, desenvolvidos por candidatos inscritos nas categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio.

Inscrições – Poderão ser feitas do dia 2 de maio ao dia 31 de agosto pela internet ou pelos Correios. O regulamento completo do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.jovemcientista.cnpq.br.

Fonte: MCT