CNPq vem a Manaus a fim de fortalecer ações do programa “Ciência Sem Fronteiras” no Estado
30/11/2011 – Representantes do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] estão em Manaus. Além de participarem do Fórum promovido pelos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), as autoridades vêm ao Estado a fim de fortalecer parcerias inclusive no âmbito do “Ciência Sem Fronteiras”, programa do governo federal que prevê 75 mil bolsas de intercâmbio a fim de promover o contato de estudantes com sistemas educacionais competitivos, bem como a vinda de pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil.
“Estamos tendo a possibilidade de manifestar opiniões a cerca das peculiaridades e dificuldades para o desenvolvimento desta parte do País, além de mostrar a necessidade de uma revolução que possibilite o avanço da Amazônia com atenção especial ao povo que nela vive”, ressalta Odenildo Sena, Secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas e presidente do Consecti. Ele explica que o ambiente é propício para se discutir o implemento do “Ciência Sem Fronteiras” na Região, visto que autoridades de países como Estados Unidos, França e Bélgica estão presentes. “Estamos discutindo parcerias personalizadas para a Amazônia, envolvendo intermediação das secretarias estaduais e das fundações de amparo à pesquisa (FAP’s), com o objetivo de fortalecer o programa e apontar prioridades de cada Estado”, finaliza.
Fórum Consecti/Confap
O Fórum Consecti/Confap está acontecendo ontem e hoje (1° e 02/12), no Studio 5 Centro de Convenções (bairro: Distrito Industrial). O evento tem o tema central “Internacionalização da Ciência e Tecnologia Brasileira” e conta com a presença dos presidentes das FAP’s e secretários estaduais de CT&I do Brasil; Embaixadores da França, Yves Saint-Geours, e da Bélgica, Eric Bourland; Governador do Amazonas, Omar Aziz; Ministro de CT&I, Aloizio Mercadante; além de autoridades de instituições estrangeiras de pesquisa como Bill & Melinda Gates Foundation (Estados Unidos), Centre National de La Recherche Scientifique (França) e International Science and Technology Partnerships (Canadá). Entre as ações, lançamento de editais internacionais de cooperação científica e tecnológica, assinatura formal de parcerias com institutos franceses, além da apresentação do Sistema de Indicadores para as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Sifaps).
Clique aqui e tenha acesso à programação completa do Fórum!
CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM, por Analucia Figliuolo